Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/5014
Title: Aprender enquanto se constrói – intervenções em territórios de proximidade: o caso dos laboratórios in situ/
Authors: Ramalhete, Filipa
Quintela, João
Keywords: Arquitetura
in situ/
laboratórios de intervenção em arquitetura
ensino da arquitetura
Issue Date: 2020
Publisher: APG
Abstract: A aproximação do ensino às comunidades é um tema fulcral nas áreas disciplinares que intervêm diretamente no ordenamento e na gestão do território. Colmatar lacunas entre o ensino teórico e a prática profissional é um desafio permanente, quer do ponto de vista da adequação da teoria à prática, quer da transmissão e aquisição de competências técnicas e metodológicas para agir em situações reais. Nas últimas décadas, assistiu-se ao crescimento do número de projetos em que a comunidade académica se associa ao estudo e à proposta de soluções para a resolução de problemas concretos das várias comunidades, em práticas cada vez mais interdisciplinares. O CEACT/UAL desenvolve desde 2012, o projeto in situ/, composto por laboratórios de intervenção de curta duração, que têm como objetivo proporcionar aos participantes, maioritariamente alunos universitários, uma aprendizagem em contexto real. Propõe-se, nesta comunicação, apresentar uma reflexão sobre as metodologias de ensino desenvolvidas para a prossecução dos objetivos das várias edições, explicando de que forma, através de uma metodologia de investigação/ação, se procede à análise do território, à elaboração de discussão de propostas construtivas a diferentes escalas e, finalmente, à construção, no terreno, das estruturas e soluções encontradas.
Description: Artigo publicado nas Atas do XII Congresso da Geografia Portuguesa, Geografias de transição para a sustentabilidade.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/5014
ISBN: 978-989-98857
Appears in Collections:CEACT - Comunicações em conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ramalhete_quintela.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.