Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/5014
Title: | Aprender enquanto se constrói – intervenções em territórios de proximidade: o caso dos laboratórios in situ/ |
Authors: | Ramalhete, Filipa Quintela, João |
Keywords: | Arquitetura in situ/ laboratórios de intervenção em arquitetura ensino da arquitetura |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | APG |
Abstract: | A aproximação do ensino às comunidades é um tema fulcral nas áreas disciplinares que intervêm diretamente no ordenamento e na gestão do território. Colmatar lacunas entre o ensino teórico e a prática profissional é um desafio permanente, quer do ponto de vista da adequação da teoria à prática, quer da transmissão e aquisição de competências técnicas e metodológicas para agir em situações reais. Nas últimas décadas, assistiu-se ao crescimento do número de projetos em que a comunidade académica se associa ao estudo e à proposta de soluções para a resolução de problemas concretos das várias comunidades, em práticas cada vez mais interdisciplinares. O CEACT/UAL desenvolve desde 2012, o projeto in situ/, composto por laboratórios de intervenção de curta duração, que têm como objetivo proporcionar aos participantes, maioritariamente alunos universitários, uma aprendizagem em contexto real. Propõe-se, nesta comunicação, apresentar uma reflexão sobre as metodologias de ensino desenvolvidas para a prossecução dos objetivos das várias edições, explicando de que forma, através de uma metodologia de investigação/ação, se procede à análise do território, à elaboração de discussão de propostas construtivas a diferentes escalas e, finalmente, à construção, no terreno, das estruturas e soluções encontradas. |
Description: | Artigo publicado nas Atas do XII Congresso da Geografia Portuguesa, Geografias de transição para a sustentabilidade. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5014 |
ISBN: | 978-989-98857 |
Appears in Collections: | CEACT - Comunicações em conferências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ramalhete_quintela.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.