Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5014
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamalhete, Filipa-
dc.contributor.authorQuintela, João-
dc.date.accessioned2021-04-29T14:13:42Z-
dc.date.available2021-04-29T14:13:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.isbn978-989-98857-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5014-
dc.descriptionArtigo publicado nas Atas do XII Congresso da Geografia Portuguesa, Geografias de transição para a sustentabilidade.pt_PT
dc.description.abstractA aproximação do ensino às comunidades é um tema fulcral nas áreas disciplinares que intervêm diretamente no ordenamento e na gestão do território. Colmatar lacunas entre o ensino teórico e a prática profissional é um desafio permanente, quer do ponto de vista da adequação da teoria à prática, quer da transmissão e aquisição de competências técnicas e metodológicas para agir em situações reais. Nas últimas décadas, assistiu-se ao crescimento do número de projetos em que a comunidade académica se associa ao estudo e à proposta de soluções para a resolução de problemas concretos das várias comunidades, em práticas cada vez mais interdisciplinares. O CEACT/UAL desenvolve desde 2012, o projeto in situ/, composto por laboratórios de intervenção de curta duração, que têm como objetivo proporcionar aos participantes, maioritariamente alunos universitários, uma aprendizagem em contexto real. Propõe-se, nesta comunicação, apresentar uma reflexão sobre as metodologias de ensino desenvolvidas para a prossecução dos objetivos das várias edições, explicando de que forma, através de uma metodologia de investigação/ação, se procede à análise do território, à elaboração de discussão de propostas construtivas a diferentes escalas e, finalmente, à construção, no terreno, das estruturas e soluções encontradas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAPGpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquiteturapt_PT
dc.subjectin situ/pt_PT
dc.subjectlaboratórios de intervenção em arquiteturapt_PT
dc.subjectensino da arquiteturapt_PT
dc.titleAprender enquanto se constrói – intervenções em territórios de proximidade: o caso dos laboratórios in situ/pt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage721pt_PT
degois.publication.lastPage726pt_PT
degois.publication.locationGuimarãespt_PT
degois.publication.titleAtas do XII Congresso da Geografia Portuguesa, Geografias de transição para a sustentabilidadept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:CEACT - Comunicações em conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ramalhete_quintela.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.