Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/3615
Title: | Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. |
Authors: | Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
Keywords: | Capacidades cognitivas Imigrantes Língua segunda |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Citation: | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. In Atas do Simpósio Internacional- Activação do desenvolvimento psicológico , 279-285, ISBN: 972-789-191-8. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2006. |
Abstract: | Cada aluno é um tesouro a descobrir (UNESCO, 1996), contudo a nossa Escola tem-se reproduzido como um computador pessoal cujo acesso depende de uma password. Assim, também há determinadas capacidades cognitivas, culturais e sociais privilegiadas (vantagens sociais são vantagens escolares - Bourdieu e Passeron, 1975) que se revelam como uma password para aceder à Escola. É a ignorância de “necessidades básicas” como a adaptação à Escola e ao país, as mais complexas para os imigrantes, que podem fazer com que muitos alunos em vez de se sentirem parte “do mundo”, se considerem “um mundo” à parte (Berger e Luckman, 1966, pp.216-228). |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3615 |
ISBN: | 972-789-191-8 |
Other Identifiers: | 972-789-191-8 |
Appears in Collections: | CIP - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
activaçãododesenvolvimentopsicológico[1].pdf | 166,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.