Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/3581
Title: | Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda |
Authors: | Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
Keywords: | Intervenção educativa Instrumento de avaliação Percepção fonética Língua Segunda |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação - CIEd. Instituto de Educação da Universidade Minho |
Citation: | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda, Revista Portuguesa de Educação, 25, 1, 113-136, 2012. |
Abstract: | O comportamento verbal concretiza-se porque, por um lado, existe um sistema de princípios e condições que, por si só, são considerados os elementos universais inerentes a todas as línguas naturais, determinados pela necessidade biológica, mas, por outro lado, esses elementos integram uma relação dinâmica de eventos que constituem o contexto do sujeito. Neste contexto, esses eventos não são apenas as estruturas cerebrais (perspectiva mentalista), mas todos os elementos que geram um conjunto de estímulos a ser discriminados e que apelidamos de ‘meio ambiente’ (perspectiva funcional). Após uma breve revisão teórica de conceitos e abordagem de processos de descodificação fonética, serão apresentados resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes (instrumento da pesquisa). Será ainda orientada uma discussão especificamente sobre o desempenho de sujeitos aprendentes de Português Língua Segunda (amostra do estudo) relativamente aos testes de segmentação de palavras (soletração) e de identificação de pares mínimos. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3581 |
metadata.dc.identifier.doi: | doi.org/10.21814/rpe.3018 |
ISSN: | ISSN 0871-9187 0871-9187 |
Publisher Version: | http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3018 |
Other Identifiers: | ISSN 0871-9187 |
Appears in Collections: | CIP - Artigos/Papers |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Revista_Portuguesa_Educação.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.