Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3496
Title: Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares
Authors: Figueiredo, Sandra
Costa, Jorge Adelino
Keywords: Liderança educacional
Quadros de referência
Gestores escolares
OCDE
Issue Date: 2013
Publisher: Fundação CESGRANRIO
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa. Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares, ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 183-202. , 21, 79, 183-202, 2013.
Abstract: O reconhecimento da influência da liderança no desempenho docente e discente conduz à necessidade de compreender este tipo de práticas nos diversos sistemas educativos e retirar daí informação pertinente para melhorar as respostas educacionais. A eficácia é um dos conceitos emergentes neste domínio de investigação e surge associado à definição de quadros de referência do desempenho dos líderes escolares. Com base numa incursão por documentos institucionais, bem como por dados de relatórios da OCDE, apresentamos uma síntese de quadros de referência para a liderança nas escolas em vários países. Os sistemas educativos selecionados apresentam práticas de liderança escolar tidas como positivas, que organizámos em seis dimensões: orientação estratégica, visão e missão; processo de ensino e aprendizagem (liderança instrucional/pedagógica); relações interpessoais e desenvolvimento; organização e gestão de recursos; prestação de contas e responsabilização; relações com comunidade e contextos.
URI: http://hdl.handle.net/11144/3496
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/S0104-40362013000200002
ISSN: 0104-4036
1809-4465
Other Identifiers: ISSN 0104-4036.
Appears in Collections:CIP - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Revista Ensaio.pdf379,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.