Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3496
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra-
dc.contributor.authorCosta, Jorge Adelino-
dc.date.accessioned2018-03-16T10:38:07Z-
dc.date.available2018-03-16T10:38:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierISSN 0104-4036.en_US
dc.identifier.citationFigueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa. Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares, ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 183-202. , 21, 79, 183-202, 2013.por
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.issn1809-4465-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3496-
dc.description.abstractO reconhecimento da influência da liderança no desempenho docente e discente conduz à necessidade de compreender este tipo de práticas nos diversos sistemas educativos e retirar daí informação pertinente para melhorar as respostas educacionais. A eficácia é um dos conceitos emergentes neste domínio de investigação e surge associado à definição de quadros de referência do desempenho dos líderes escolares. Com base numa incursão por documentos institucionais, bem como por dados de relatórios da OCDE, apresentamos uma síntese de quadros de referência para a liderança nas escolas em vários países. Os sistemas educativos selecionados apresentam práticas de liderança escolar tidas como positivas, que organizámos em seis dimensões: orientação estratégica, visão e missão; processo de ensino e aprendizagem (liderança instrucional/pedagógica); relações interpessoais e desenvolvimento; organização e gestão de recursos; prestação de contas e responsabilização; relações com comunidade e contextos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação CESGRANRIOpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiderança educacionalpor
dc.subjectQuadros de referênciapor
dc.subjectGestores escolarespor
dc.subjectOCDEpor
dc.titleQuadros de referência para o desempenho dos líderes escolarespor
dc.typearticlepor
dc.date.updated2018-03-13T13:16:02Z-
degois.publication.firstPage183por
degois.publication.lastPage202por
degois.publication.locationRio de Janeiropor
degois.publication.titleENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãopor
degois.publication.volume21, n. 79por
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362013000200002por
Aparece nas colecções:CIP - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista Ensaio.pdf379,97 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.