Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/6766
Title: | Impacto do mindfulness nas competências emocionais, rendimento escolar e comportamento em sala de aula |
Authors: | Lourenço, Vanessa Alexandra Marques |
Advisor: | Gomes, Ana |
Keywords: | Mindfulness Competências Emocionais Rendimento Escolar Comportamento em Sala de Aula Idade Escolar |
Issue Date: | 15-Jan-2024 |
Abstract: | A presente investigação teve como objetivo verificar se a prática de mindfulness influencia as competências emocionais, o rendimento escolar e o comportamento em sala de aula, em crianças do 1º Ciclo. Assim sendo, este estudo quantitativo de caráter longitudinal, comparativo e de intervenção-ação, integrou uma amostra por conveniência de 187 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. As crianças em idade escolar enfrentam várias mudanças a nível cognitivo, social, físico e psicológico. A escola é o local onde as crianças desta idade passam mais tempo, sendo que o seu dia-a-dia se baseia em adquirir competências e conhecimento, participando em atividades de natureza social e cultural que determinam a forma como estas aprendem e se desenvolvem. Neste contexto, existem muitas oportunidades de desenvolvimento, mas também muitos desafios e obstáculos ao mesmo, como é o caso da desatenção, do stress, da ansiedade em momentos de avaliação e das relações interpessoais nem sempre fáceis com os pares e os professores. A prática de mindfulness em contexto escolar tem vindo a gerar cada vez mais interesse na comunidade científica, devido aos seus benefícios nesta franja populacional. A implementação de intervenções baseadas em mindfulness no contexto escolar reveste-se da maior importância, uma vez que consegue diminuir ou mitigar alguns dos problemas que as crianças enfrentam, mesmo antes de eles se tornarem algo mais grave ou de resolução mais difícil. A análise dos dados da presente investigação demonstrou que a prática de mindfulness tem um impacto significativo nas competências emocionais, no rendimento escolar e no comportamento em sala de aula, tendo sido possível cumprir todos os objetivos e verificar todas as hipóteses em estudo. |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/6766 |
Thesis Degree: | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Piscologia clínica e de aconselhamento |
Appears in Collections: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Vanessa Lourenço com Correções.pdf | 761,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.