Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/6766
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Vanessa Alexandra Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T11:22:53Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T11:22:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/6766 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação teve como objetivo verificar se a prática de mindfulness influencia as competências emocionais, o rendimento escolar e o comportamento em sala de aula, em crianças do 1º Ciclo. Assim sendo, este estudo quantitativo de caráter longitudinal, comparativo e de intervenção-ação, integrou uma amostra por conveniência de 187 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. As crianças em idade escolar enfrentam várias mudanças a nível cognitivo, social, físico e psicológico. A escola é o local onde as crianças desta idade passam mais tempo, sendo que o seu dia-a-dia se baseia em adquirir competências e conhecimento, participando em atividades de natureza social e cultural que determinam a forma como estas aprendem e se desenvolvem. Neste contexto, existem muitas oportunidades de desenvolvimento, mas também muitos desafios e obstáculos ao mesmo, como é o caso da desatenção, do stress, da ansiedade em momentos de avaliação e das relações interpessoais nem sempre fáceis com os pares e os professores. A prática de mindfulness em contexto escolar tem vindo a gerar cada vez mais interesse na comunidade científica, devido aos seus benefícios nesta franja populacional. A implementação de intervenções baseadas em mindfulness no contexto escolar reveste-se da maior importância, uma vez que consegue diminuir ou mitigar alguns dos problemas que as crianças enfrentam, mesmo antes de eles se tornarem algo mais grave ou de resolução mais difícil. A análise dos dados da presente investigação demonstrou que a prática de mindfulness tem um impacto significativo nas competências emocionais, no rendimento escolar e no comportamento em sala de aula, tendo sido possível cumprir todos os objetivos e verificar todas as hipóteses em estudo. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Mindfulness | pt_PT |
dc.subject | Competências Emocionais | pt_PT |
dc.subject | Rendimento Escolar | pt_PT |
dc.subject | Comportamento em Sala de Aula | pt_PT |
dc.subject | Idade Escolar | pt_PT |
dc.title | Impacto do mindfulness nas competências emocionais, rendimento escolar e comportamento em sala de aula | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Piscologia clínica e de aconselhamento | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203501470 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Vanessa Lourenço com Correções.pdf | 761,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.