Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6419
Título: Motivação intrínseca: papel mediador da satisfação profissional
Outros títulos: Intrinsic motivation: consequents study
Autor: Carneiro, Filipe
Santos, Joana Vieira dos
Palavras-chave: Motivação Intrínseca
Empenhamento Organizacional
Satisfação Profissional
Desempenho
Intrinsic Motivation
Organizational Engagement
Professional Satisfaction
Performance
Data: Jan-2023
Editora: Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa
Resumo: Nas últimas décadas, têm ocorrido mutações no poder sem precedentes, passado esse das instituições para os indivíduos, tanto dentro quanto fora do local de trabalho. Atualmente, em diversos meios, temos a possibilidade de escolher, quando, onde e o que iremos assistir, ler e ouvir, quais os conteúdos. Tudo isto sem estar limitado pelas decisões de programação dos canais televisivos, estações de rádio ou qualquer outra fonte de informação. Por exemplo, para fazer compras, já não é necessário fazer deslocações às superfícies comerciais, mas, em vez disso, sele cionamos o que comprar através dos nossos telemóveis e as compras vão ter à nossa porta. Estas transformações também se verificaram no setor laboral, hoje, as pessoas em todos os setores mudam com mais frequência entre os empregos, não apenas com base na remuneração ou estabi lidade, mas orientadas para encontrar um trabalho que seja gratificante, satisfatório e adequado aos seus valores e estilo de vida. Ao ritmo que o paradigma empresarial se vai modificando, também as mentalidades se vão alterando. Presentemente, as pessoas são vistas como o elemento mais valioso da empresa, um elemento diferenciador, pois são elas que colocam os processos em prática e é delas que vêm os resultados. O desempenho e a produtividade passaram a estar associados ao bem-estar do profissional, tornando as relações mais humanas. As mudanças na gestão dos recursos humanos conduziram, a uma mudança de foco. Hoje não se trata de, como as empresas podem motivar ou incentivar funcionários, mas sim, como podem efetivamente estimular e promover a moti vação de alta qualidade que vem de dentro dos funcionários. O desenvolvimento do empenha mento organizacional e da motivação intrínseca são destacados como a chave para um futuro de sucesso nas organizações e para a satisfação dos funcionários
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/6419
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26619/2183-4806.XIX.1.5
ISSN: 2183-4806
Aparece nas colecções:PSIQUE. Vol.19, nº1(2023)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PSIQUE_XIX_1_Motivacao.pdf292,71 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.