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dc.contributor.authorCarneiro, Filipe-
dc.contributor.authorSantos, Joana Vieira dos-
dc.date.accessioned2023-05-26T09:38:28Z-
dc.date.available2023-05-26T09:38:28Z-
dc.date.issued2023-01-
dc.identifier.issn2183-4806-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/6419-
dc.description.abstractNas últimas décadas, têm ocorrido mutações no poder sem precedentes, passado esse das instituições para os indivíduos, tanto dentro quanto fora do local de trabalho. Atualmente, em diversos meios, temos a possibilidade de escolher, quando, onde e o que iremos assistir, ler e ouvir, quais os conteúdos. Tudo isto sem estar limitado pelas decisões de programação dos canais televisivos, estações de rádio ou qualquer outra fonte de informação. Por exemplo, para fazer compras, já não é necessário fazer deslocações às superfícies comerciais, mas, em vez disso, sele cionamos o que comprar através dos nossos telemóveis e as compras vão ter à nossa porta. Estas transformações também se verificaram no setor laboral, hoje, as pessoas em todos os setores mudam com mais frequência entre os empregos, não apenas com base na remuneração ou estabi lidade, mas orientadas para encontrar um trabalho que seja gratificante, satisfatório e adequado aos seus valores e estilo de vida. Ao ritmo que o paradigma empresarial se vai modificando, também as mentalidades se vão alterando. Presentemente, as pessoas são vistas como o elemento mais valioso da empresa, um elemento diferenciador, pois são elas que colocam os processos em prática e é delas que vêm os resultados. O desempenho e a produtividade passaram a estar associados ao bem-estar do profissional, tornando as relações mais humanas. As mudanças na gestão dos recursos humanos conduziram, a uma mudança de foco. Hoje não se trata de, como as empresas podem motivar ou incentivar funcionários, mas sim, como podem efetivamente estimular e promover a moti vação de alta qualidade que vem de dentro dos funcionários. O desenvolvimento do empenha mento organizacional e da motivação intrínseca são destacados como a chave para um futuro de sucesso nas organizações e para a satisfação dos funcionáriospt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMotivação Intrínsecapt_PT
dc.subjectEmpenhamento Organizacionalpt_PT
dc.subjectSatisfação Profissionalpt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectIntrinsic Motivationpt_PT
dc.subjectOrganizational Engagementpt_PT
dc.subjectProfessional Satisfactionpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.titleMotivação intrínseca: papel mediador da satisfação profissionalpt_PT
dc.title.alternativeIntrinsic motivation: consequents studypt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage92pt_PT
degois.publication.lastPage108pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titlePSIQUE - Anais de Psicologiapt_PT
degois.publication.volumevol. 19, nº1pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26619/2183-4806.XIX.1.5pt_PT
Aparece nas colecções:PSIQUE. Vol.19, nº1(2023)

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