Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5822
Título: O papel do psicólogo em contexto escolar: escola inclusiva – intervenção e acompanhamento
Autor: Bernardo, Sandra Antunes Neves
Orientador: Oliveira, Maria Edite de
Palavras-chave: Centro de Recursos para a Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
Educação inclusiva
crianças
jovens
apoio psicopedagógico
comunidade educativa
Data: 2-Fev-2023
Resumo: A contextualização do local de estágio, o enquadramento teórico e os respetivos casos clínicos, realizados numa população de crianças e jovens do ensino básico e secundário, será o mote principal do presente relatório. A ação do psicólogo no contexto escolar, mais propriamente num CRI (Centro de Recursos para a Inclusão), assume um papel fulcral na implementação das medidas de suporte de inclusão à aprendizagem. As medidas ao suporte de inclusão à aprendizagem incluem assim uma ação direta do psicólogo, tanto na avaliação, junto de crianças que possam apresentar dificuldades ou necessidades específicas, como também no apoio psicopedagógico, sendo este último ponto essencial no desenvolvimento da identidade (social e pessoal) dos jovens. O Centro de Recursos para a inclusão tem assim como princípio principal promover a aprendizagem e participação objetiva de todas as crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) através de apoio psicopedagógico, conforme poderemos constatar na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Convenção dos Direitos da Criança, reafirmada na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e na Declaração de Salamanca. Os objetivos do CRI, além de incidirem essencialmente na promoção da aprendizagem junto de jovens com necessidades educativas especiais, assentam também na criação de estratégias para os docentes e familiares dos alunos, consciencializar a comunidade educativa para a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidades e promover a participação social e a vida autónoma, contam com a participação ativa de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAI).
URI: http://hdl.handle.net/11144/5822
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamento
Aparece nas colecções:DPS - Dissertações de Mestrado

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