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dc.contributor.advisorOliveira, Maria Edite de-
dc.contributor.authorBernardo, Sandra Antunes Neves-
dc.date.accessioned2023-03-13T11:56:20Z-
dc.date.available2023-03-13T11:56:20Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5822-
dc.description.abstractA contextualização do local de estágio, o enquadramento teórico e os respetivos casos clínicos, realizados numa população de crianças e jovens do ensino básico e secundário, será o mote principal do presente relatório. A ação do psicólogo no contexto escolar, mais propriamente num CRI (Centro de Recursos para a Inclusão), assume um papel fulcral na implementação das medidas de suporte de inclusão à aprendizagem. As medidas ao suporte de inclusão à aprendizagem incluem assim uma ação direta do psicólogo, tanto na avaliação, junto de crianças que possam apresentar dificuldades ou necessidades específicas, como também no apoio psicopedagógico, sendo este último ponto essencial no desenvolvimento da identidade (social e pessoal) dos jovens. O Centro de Recursos para a inclusão tem assim como princípio principal promover a aprendizagem e participação objetiva de todas as crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) através de apoio psicopedagógico, conforme poderemos constatar na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Convenção dos Direitos da Criança, reafirmada na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e na Declaração de Salamanca. Os objetivos do CRI, além de incidirem essencialmente na promoção da aprendizagem junto de jovens com necessidades educativas especiais, assentam também na criação de estratégias para os docentes e familiares dos alunos, consciencializar a comunidade educativa para a inclusão de pessoas com deficiência e/ou incapacidades e promover a participação social e a vida autónoma, contam com a participação ativa de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAI).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCentro de Recursos para a Inclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectjovenspt_PT
dc.subjectapoio psicopedagógicopt_PT
dc.subjectcomunidade educativapt_PT
dc.titleO papel do psicólogo em contexto escolar: escola inclusiva – intervenção e acompanhamentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamentopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.identifier.tid203244214pt_PT
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