Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/5786
Title: O impacto da felicidade dos cidadãos e turistas na sustentabilidade e posicionamento da marca Açores
Authors: Nóia, Walter Filipe de Melo e
Advisor: Dutschke, Georg
Keywords: City Branding
Happy Cities
Big Data
Felicidade
Opinion Mining
Açores
Issue Date: 2-Feb-2023
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo encontrar fatores que considerem a Região Autónoma dos Açores como uma Happy City socorrendo-me do modelo de Gomes (2015) aplicado na Cidade de Lisboa. A investigação desenvolvida visa analisar a importância do conceito de felicidade nos campos do marketing e do branding territorial, nomeadamente os fatores mais importantes para os habitantes e turistas sobre a sua satisfação num local e além disso, saber se existe conexão entre os fatores e uma cidade feliz, neste caso a Região Autónoma dos Açores. Os locais são sustentáveis na medida em que conseguem atrair pessoas para visitar ou residir e com isto gera riqueza, de maneira que a capacidade de atrair turistas e cidadãos é fundamental para a sustentabilidade das cidades. Além disso e sabendo que as cidades competem entre si, na medida em que se consiga comprovar que a Região Autónoma dos Açores é um local feliz para se visitar, então através deste estudo, pode-se retirar ilações importantes que classifiquem os Açores como uma Região mais competitiva. Para a realização do estudo foram utilizados três métodos: a análise conteúdo com duas perguntas de resposta aberta para os grupos-alvo: residentes e turistas, o complementar do modelo-base de Gomes (2015) com a aplicação do questionário e o opinion mining. Os fatores encontrados foram os seguintes: Expectativas, Vida Citadina, Cultura, Políticas Sociais, Desenvolvimento Sustentável, Necessidades Básicas e Gastronomia, sendo que estes fatores foram correlacionados com a felicidade percecionada pelos residentes, sendo que as hipóteses foram construídas e validadas e são importantes para considerar a Região Autónoma dos Açores como uma cidade feliz, não apenas para ser classificada como um destino turístico de excelência, mas como um destino fascinante para atrair capital humano a residir e a criar riqueza.
URI: http://hdl.handle.net/11144/5786
Thesis Degree: Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas
Appears in Collections:DCEE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WalterNóia.pdf5,65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.