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dc.contributor.advisorDutschke, Georg-
dc.contributor.authorNóia, Walter Filipe de Melo e-
dc.date.accessioned2023-02-22T13:38:53Z-
dc.date.available2023-02-22T13:38:53Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5786-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo encontrar fatores que considerem a Região Autónoma dos Açores como uma Happy City socorrendo-me do modelo de Gomes (2015) aplicado na Cidade de Lisboa. A investigação desenvolvida visa analisar a importância do conceito de felicidade nos campos do marketing e do branding territorial, nomeadamente os fatores mais importantes para os habitantes e turistas sobre a sua satisfação num local e além disso, saber se existe conexão entre os fatores e uma cidade feliz, neste caso a Região Autónoma dos Açores. Os locais são sustentáveis na medida em que conseguem atrair pessoas para visitar ou residir e com isto gera riqueza, de maneira que a capacidade de atrair turistas e cidadãos é fundamental para a sustentabilidade das cidades. Além disso e sabendo que as cidades competem entre si, na medida em que se consiga comprovar que a Região Autónoma dos Açores é um local feliz para se visitar, então através deste estudo, pode-se retirar ilações importantes que classifiquem os Açores como uma Região mais competitiva. Para a realização do estudo foram utilizados três métodos: a análise conteúdo com duas perguntas de resposta aberta para os grupos-alvo: residentes e turistas, o complementar do modelo-base de Gomes (2015) com a aplicação do questionário e o opinion mining. Os fatores encontrados foram os seguintes: Expectativas, Vida Citadina, Cultura, Políticas Sociais, Desenvolvimento Sustentável, Necessidades Básicas e Gastronomia, sendo que estes fatores foram correlacionados com a felicidade percecionada pelos residentes, sendo que as hipóteses foram construídas e validadas e são importantes para considerar a Região Autónoma dos Açores como uma cidade feliz, não apenas para ser classificada como um destino turístico de excelência, mas como um destino fascinante para atrair capital humano a residir e a criar riqueza.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCity Brandingpt_PT
dc.subjectHappy Citiespt_PT
dc.subjectBig Datapt_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.subjectOpinion Miningpt_PT
dc.subjectAçorespt_PT
dc.titleO impacto da felicidade dos cidadãos e turistas na sustentabilidade e posicionamento da marca Açorespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Empresaspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.tid203224337pt_PT
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