Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/5460
Title: | O papel do estágio curricular em psicologia na transição para o mercado de trabalho: perceções e vivências de estagiários e psicólogos |
Authors: | Sousa, Mafalda Brandão, Catarina Paiva, Ana Francisca Freixo, Ana Rita |
Keywords: | estágio curricular em psicologia transição para o mercado de trabalho ensino superior empregabilidade |
Issue Date: | Jan-2022 |
Publisher: | Centro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboa |
Abstract: | O estágio curricular é uma etapa formativa fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando um contacto direto do estudante com o mundo de trabalho. Esta investigação explorou o papel do estágio curricular em psicologia na transição para o mercado de trabalho. Para isso, foram realizados dois estudos com design qualitativo. O Estudo 1 explorou como o estágio curricular é vivenciado por estudantes de psicologia, recorrendo a entrevistas semiestruturadas com três estudantes que estavam ou já tinham realizado o estágio curricular. O Estudo 2 descreveu como o estágio prepara os psicólogos recém-formados para o mercado de trabalho, recorrendo a um questionário aplicado junto de 30 indivíduos que trabalham na área da psicologia. Os dados foram analisados com recurso a análise de conteúdo temática e estatística descritiva. Globalmente, os resultados revelaram que as distintas fases do estágio curricular acarretam diferentes responsabilidades e níveis de autonomia e confiança e que o conhecimento e as competências desenvolvidas durante este processo são sentidas como promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional, facilitando a transição para o mercado de trabalho. Apontam--se orientações que potenciem o estágio curricular em psicologia, considerando que esta etapa traduz uma experiência de aprendizagem rica para estagiários e futuros profissionais. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5460 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26619/2183-4806.XVIII.1.4 |
ISSN: | 2183-4806 |
Appears in Collections: | EDIUAL - PSIQUE. Vol.18,Nº1(2022) PSIQUE. Vol.18, nº1(2022) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PSIQUE_XVIII_1_Mafalda.pdf | 594,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License