Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/3799
Title: | Empowerment em pais e mães: estilos parentais diferentes? |
Authors: | Pires, Mónica Hipólito, João Jesus, Saul Neves de |
Keywords: | Mães-Pais Família Promoção da Saúde Estilos Parentais |
Issue Date: | 13-Feb-2010 |
Abstract: | Os estilos parentais (padrões consistentes no relacionamento afectivo-educativo com os filhos, dos quais dependem os comportamentos e práticas parentais mais voláteis) adoptados por pais e mães, influenciam o clima emocional que reveste a dinâmica familiar, para a qual todos os membros contribuem, sendo simultaneamente influenciados por esta. Na área da parentalidade, os estudos sobre os estilos parentais e sua associação com a relação marital têm demonstrado que a existência ou não de estilos parentais partilhados e consistentes entre pais e mães poderão constituir uma forma de desenvolvimento familiar, empowerment, promotor da saúde, ou, pelo contrário constituir um obstáculo à harmonia familiar. Os estilos parentais autoritário e permissivos têm sido associados a maiores níveis de stresse e depressão em pais e filhos, e a perturbações do comportamento e da adaptação social nos filhos. A investigação apresentada consiste num estudo comparativo entre pais e mães (235 sujeitos, 83 pais, 152 mães) quanto ao estilo parental dominante e às diferenças no estatuto socio-económico, estado civil, situação profissional, escolaridade e tempo despendido com os filhos. Os instrumentos utilizados foram sujeitos a um processo pré-validatório permitindo retirar conclusões preliminares úteis ao prosseguimento da investigação desta temática. |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3799 |
Appears in Collections: | CIP - Comunicações em conferências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Empowerment em pais e mães - estilos parentais diferentes.pdf | 7,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.