Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3208
Title: Consumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.
Authors: Massunga, Ema Patrícia da Conceição
Advisor: Reis, Bruno
Keywords: jovem
jovens angolanos
diáspora
media
comunicação e identidade
Issue Date: 30-Jun-2017
Abstract: Esta tese de mestrado surgiu da necessidade de cobrir o vazio relacionado com os estudos sobre o consumo mediático dos jovens angolanos na diáspora. A partir da problemática relacionada com a propagação dos novos media, ferramenta normalmente utilizada para ajustar o afastamento, procuramos constatar junto dos jovens angolanos estudantes universitários residentes em Lisboa as funções que atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora. Pretende-se com este trabalho traçar um diagnóstico para novos estudos e apontar caminhos que orientem investigações futuras sobre o tema. Este trabalho está academicamente ligado ao campo dos estudos da receção e permite obter informações sobre as diferentes formas em que se efetuam os consumos mediáticos na diáspora. Ao longo do trabalho destacamos alguns pontos que nos conduzirão no âmbito dos Estudos de Consumo mediático. Vimos de igual modo a importância em estudar os media no processo de diáspora, pois estes contribuem para a estruturação de valores, regulam relações sociais e constroem identidades culturais. Baseamo-nos nos conceitos de diferentes autores que defendem teorias sobre a diáspora, e os media como formadores de sentimentos, de identidade/pertença, bem como instrumentos de informação política/democrática, facto que nos ajudou a formular a problemática em estudo, responder à pergunta de partida e atingir os objetivos propostos. No intuito de compreender a função que os jovens angolanos estudantes universitários atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora, analisámos o consumo mediático de um reduzido grupo de jovens imigrantes angolanos residentes em Lisboa. Para os inquéritos por entrevista selecionamos indivíduos com idades compreendidas entre 19 e 30 anos, não associados a quaisquer instituições imigrantes. Foram definidas a origem geográfica, o tempo de permanência em Portugal, o curso e a universidade em que estudam.
URI: http://hdl.handle.net/11144/3208
Thesis Degree: Dissertação de Mestrado em Comunicação Aplicada. Estudos Aplicados ao Jornalismo
Appears in Collections:DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Mestrado Final.pdf934,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.