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dc.contributor.advisorReis, Bruno-
dc.contributor.authorMassunga, Ema Patrícia da Conceição-
dc.date.accessioned2017-09-22T12:22:19Z-
dc.date.available2017-09-22T12:22:19Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3208-
dc.description.abstractEsta tese de mestrado surgiu da necessidade de cobrir o vazio relacionado com os estudos sobre o consumo mediático dos jovens angolanos na diáspora. A partir da problemática relacionada com a propagação dos novos media, ferramenta normalmente utilizada para ajustar o afastamento, procuramos constatar junto dos jovens angolanos estudantes universitários residentes em Lisboa as funções que atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora. Pretende-se com este trabalho traçar um diagnóstico para novos estudos e apontar caminhos que orientem investigações futuras sobre o tema. Este trabalho está academicamente ligado ao campo dos estudos da receção e permite obter informações sobre as diferentes formas em que se efetuam os consumos mediáticos na diáspora. Ao longo do trabalho destacamos alguns pontos que nos conduzirão no âmbito dos Estudos de Consumo mediático. Vimos de igual modo a importância em estudar os media no processo de diáspora, pois estes contribuem para a estruturação de valores, regulam relações sociais e constroem identidades culturais. Baseamo-nos nos conceitos de diferentes autores que defendem teorias sobre a diáspora, e os media como formadores de sentimentos, de identidade/pertença, bem como instrumentos de informação política/democrática, facto que nos ajudou a formular a problemática em estudo, responder à pergunta de partida e atingir os objetivos propostos. No intuito de compreender a função que os jovens angolanos estudantes universitários atribuem aos conteúdos mediáticos na diáspora, analisámos o consumo mediático de um reduzido grupo de jovens imigrantes angolanos residentes em Lisboa. Para os inquéritos por entrevista selecionamos indivíduos com idades compreendidas entre 19 e 30 anos, não associados a quaisquer instituições imigrantes. Foram definidas a origem geográfica, o tempo de permanência em Portugal, o curso e a universidade em que estudam.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectjovempor
dc.subjectjovens angolanospor
dc.subjectdiásporapor
dc.subjectmediapor
dc.subjectcomunicação e identidadepor
dc.titleConsumo Mediático dos Jovens Angolanos na Diáspora. Estudos de Caso de Estudantes Universitários Residentes em Lisboa.por
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Comunicação Aplicada. Estudos Aplicados ao Jornalismopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.identifier.tid201717476por
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