Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3182
Título: Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva
Autor: Neves, Rui
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Física
Matemática
Modelação Computacional
Data: 2017
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Citação: Neves, R. (2017). Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva. Revista Lusófona de Educação 35, 171-189
Resumo: Um aspecto fundamental dos actuais processos de modelação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é a crescente importância de conhecimento avançado sobre modelos físico-matemáticos e métodos e tecnologias de computação científica. A aprendizagem significativa deste conhecimento avançado é um difícil processo cognitivo que envolve a construção progressiva de uma forte base de conhecimentos em física, matemática e computação científica, devidamente ajustada às diferentes áreas da CTEM. Os ambientes de aprendizagem da CTEM devem por isso ser baseados em currículos e metodologias pedagógicas que equilibrem a integração de sequências de actividades de modelação computacional interactivas, criadas com sistemas de modelação computacional capazes de oferecer aos alunos oportunidades para desenvolver os conhecimentos de física, matemática e computação científica, e a aprendizagem dos conceitos e processos específicos de cada área. Neste artigo discutimos a aplicação neste contexto de actividades de modelação computacional exploratórias e expressivas criadas no ambiente Modellus. Descrevemos uma sequência de actividades sobre electromagnetismo implementada com alunos do primeiro ano de cursos universitários de Engenharia, apenas com conhecimento elementar da física e matemática do Ensino Secundário e sem conhecimento prévio de computação científica. Analisamos o grau de receptividade dos alunos e os efeitos gerados no processo de aprendizagem.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3182
ISSN: 1645-7250
Versão do editor: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/701
Aparece nas colecções:DCT - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RNevesRLE352017.pdfDocumento principal805,27 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.