Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/3182
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Rui | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-04T14:41:10Z | - |
dc.date.available | 2017-09-04T14:41:10Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Neves, R. (2017). Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva. Revista Lusófona de Educação 35, 171-189 | por |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/3182 | - |
dc.description.abstract | Um aspecto fundamental dos actuais processos de modelação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é a crescente importância de conhecimento avançado sobre modelos físico-matemáticos e métodos e tecnologias de computação científica. A aprendizagem significativa deste conhecimento avançado é um difícil processo cognitivo que envolve a construção progressiva de uma forte base de conhecimentos em física, matemática e computação científica, devidamente ajustada às diferentes áreas da CTEM. Os ambientes de aprendizagem da CTEM devem por isso ser baseados em currículos e metodologias pedagógicas que equilibrem a integração de sequências de actividades de modelação computacional interactivas, criadas com sistemas de modelação computacional capazes de oferecer aos alunos oportunidades para desenvolver os conhecimentos de física, matemática e computação científica, e a aprendizagem dos conceitos e processos específicos de cada área. Neste artigo discutimos a aplicação neste contexto de actividades de modelação computacional exploratórias e expressivas criadas no ambiente Modellus. Descrevemos uma sequência de actividades sobre electromagnetismo implementada com alunos do primeiro ano de cursos universitários de Engenharia, apenas com conhecimento elementar da física e matemática do Ensino Secundário e sem conhecimento prévio de computação científica. Analisamos o grau de receptividade dos alunos e os efeitos gerados no processo de aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Física | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Modelação Computacional | por |
dc.title | Melhorar o ensino e a aprendizagem do electromagnetismo com modelação computacional interactiva | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 171 | por |
degois.publication.lastPage | 189 | por |
degois.publication.title | Revista Lusófona de Educação | por |
degois.publication.volume | 35 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/701 | por |
Aparece nas colecções: | DCT - Artigos/Papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RNevesRLE352017.pdf | Documento principal | 805,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.