Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/6797
Title: | Chatbot: impactos no ambiente acadêmico de uma universidade do Rio de Janeiro |
Authors: | Castor, Emiliano Carlos Serpa Fernandes, Adriana Lopes Motta, Ana Carolina De Gouvêa Dantas Garcia, Rodrigo Batista Lima, Artemiso Ferreira |
Keywords: | Gestão tecnológica Administração da informação Organização de ensino superior Chatbot Inteligência artificial |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | P2P & INOVACAO |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo analisar quais são os aspectos positivos e negativos no uso de chatbots em uma Instituição de Ensino Superior privada (IESP) para o atendimento ao corpo discente. Foi observado que após incorporar um chatbot na IESP Y, a acurácia no atendimento ao corpo discente e a candidatos aumentou, o que colaborou para números melhores de retenção discente, e que, uma vez em funcionamento, deixar de usar essa ferramenta seria prejudicial ao negócio. É possível avaliar o quão importante é essa ferramenta em uma organização, pois ela proporciona praticidade e agilidade na execução de processos. A presente pesquisa apresentou limitações quanto a dimensão da amostra, ou seja, a aplicação dos pontos positivos e aprendizado dos pontos negativos, não podem ser estendidos para outras instituições sem que antes sejam feitas novas análises. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo que resultou em entrevistas por pautas e análise documental sob o ponto de vista do referencial teórico. |
Peer Reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/6797 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.21721/p2p.2021v8n1.p71-92 |
Appears in Collections: | AUTONOMA TECHLAB - Artigos/Papers |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
p.+71-92+-5760+-+Chatbot+-+Template+Revista+-+Copia-2.pdf | 583,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.