Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6797
Título: Chatbot: impactos no ambiente acadêmico de uma universidade do Rio de Janeiro
Autor: Castor, Emiliano Carlos Serpa
Fernandes, Adriana Lopes
Motta, Ana Carolina De Gouvêa Dantas
Garcia, Rodrigo Batista
Lima, Artemiso Ferreira
Palavras-chave: Gestão tecnológica
Administração da informação
Organização de ensino superior
Chatbot
Inteligência artificial
Data: 2021
Editora: P2P & INOVACAO
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar quais são os aspectos positivos e negativos no uso de chatbots em uma Instituição de Ensino Superior privada (IESP) para o atendimento ao corpo discente. Foi observado que após incorporar um chatbot na IESP Y, a acurácia no atendimento ao corpo discente e a candidatos aumentou, o que colaborou para números melhores de retenção discente, e que, uma vez em funcionamento, deixar de usar essa ferramenta seria prejudicial ao negócio. É possível avaliar o quão importante é essa ferramenta em uma organização, pois ela proporciona praticidade e agilidade na execução de processos. A presente pesquisa apresentou limitações quanto a dimensão da amostra, ou seja, a aplicação dos pontos positivos e aprendizado dos pontos negativos, não podem ser estendidos para outras instituições sem que antes sejam feitas novas análises. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa de campo que resultou em entrevistas por pautas e análise documental sob o ponto de vista do referencial teórico.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/6797
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21721/p2p.2021v8n1.p71-92
Aparece nas colecções:AUTONOMA TECHLAB - Artigos/Papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
p.+71-92+-5760+-+Chatbot+-+Template+Revista+-+Copia-2.pdf583,31 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.