Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/6796
Title: Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
Authors: Batista, Manuel
Fernandes, Adriana
Sabino, André
Ribeiro, Lilian Ponzo
Keywords: Cookies
Privacidade
Publicidade Direcionada
RGPD
Issue Date: Aug-2021
Publisher: Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Abstract: Ao navegar na Internet o utilizador fornece dados como a idade, género, localização, entre outros, que são capturados através da utilização de cookies - pequenos ficheiros de texto que estão armazenados no browser quando se visita um website. Diversas empresas utilizam-se desses dados para mostrar ao utilizador publicidade direcionada aos seus interesses. Neste contexto, estudos recentes demonstram que a utilização de cookies tem implicações relacionadas com a privacidade, sendo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) do Parlamento Europeu por vezes ineficaz no seu principal propósito. O presente estudo pretende compreender a perceção do utilizador sobre o uso de cookies para criação de publicidade direcionada. Para concretização do estudo foi realizado um inquérito com 242 utilizadores portugueses ativos na Internet. Os resultados indicam que apesar dos utilizadores se sentirem incomodados pelo fato de serem rastreados, preferem fornecer os dados, concordando com as políticas de cookies, e visualizar a publicidade direcionada.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/6796
metadata.dc.identifier.doi: 10.17013/risti.43.75–92
Appears in Collections:AUTONOMA TECHLAB - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_www.risti.xyz_issues_risti43-88-105.pdf359,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.