Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6649
Título: Avaliação do nível de competências cognitivas entre grupos com diferentes graus de prática de esports
Autor: Calado, Sara Alexandra Samoqueira
Orientador: Ribeiro, Luísa
Palavras-chave: esports
atenção
autocontrolo
flexibilidade cognitiva
LOL
Data: 20-Out-2023
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é perceber e avaliar o desenvolvimento de competências cognitivas em jogadores de eSports comparativamente com jogadores ocasionais ou não jogadores, mais especificamente jogadores de League of Legends (LOL). Dentro das funções executivas, perceber a relação entre o autocontrolo e a flexibilidade cognitiva mediadas pela atenção. Para tal recolheu-se uma amostra com três grupos distintos (jogadores profissionais, jogadores amadores e não jogadores), com um total de 77 participantes, destes 25 profissionais, 34 amadores e 18 não jogadores. Para avaliar as variáveis em estudo foram utilizados o Teste de Stroop, versão Torga, para a população portuguesa (Garcia, 2016), para avaliar a atenção e flexibilidade cognitiva dos participantes; a escala breve de autocontrolo (EBAC), validada para a população portuguesa (Água et al., 2020). Para avaliar o autocontrolo e para além do teste de Stroop, foi também utilizado o aparelho Mindwave Mobile 2, da Neurosky para medição da atenção. Os resultados obtidos indicam que o aumento da atenção está associado a uma diminuição da flexibilidade cognitiva e vice-versa, apenas no grupo de jogadores amadores. Nos restantes grupos, não foi registada nenhuma interação significativa. Relativamente à comparação entre os grupos da amostra, os resultados obtidos mostram que não existem diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das variáveis do estudo, ou seja, os resultados deste estudo sugerem que a amostra é homogénea e que não existem diferenças para as variáveis, entre jogadores amadores, profissionais e não jogadores. Não podemos assim concluir que jogar LOL tem influência no nível de desenvolvimento cognitivo na atenção, flexibilidade cognitiva e autocontrolo, contrariamente ao que é debatido na literatura apresentada ao longo deste trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/11144/6649
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamento
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