Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/6649
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Luísa | - |
dc.contributor.author | Calado, Sara Alexandra Samoqueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T10:46:16Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T10:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/6649 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho é perceber e avaliar o desenvolvimento de competências cognitivas em jogadores de eSports comparativamente com jogadores ocasionais ou não jogadores, mais especificamente jogadores de League of Legends (LOL). Dentro das funções executivas, perceber a relação entre o autocontrolo e a flexibilidade cognitiva mediadas pela atenção. Para tal recolheu-se uma amostra com três grupos distintos (jogadores profissionais, jogadores amadores e não jogadores), com um total de 77 participantes, destes 25 profissionais, 34 amadores e 18 não jogadores. Para avaliar as variáveis em estudo foram utilizados o Teste de Stroop, versão Torga, para a população portuguesa (Garcia, 2016), para avaliar a atenção e flexibilidade cognitiva dos participantes; a escala breve de autocontrolo (EBAC), validada para a população portuguesa (Água et al., 2020). Para avaliar o autocontrolo e para além do teste de Stroop, foi também utilizado o aparelho Mindwave Mobile 2, da Neurosky para medição da atenção. Os resultados obtidos indicam que o aumento da atenção está associado a uma diminuição da flexibilidade cognitiva e vice-versa, apenas no grupo de jogadores amadores. Nos restantes grupos, não foi registada nenhuma interação significativa. Relativamente à comparação entre os grupos da amostra, os resultados obtidos mostram que não existem diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das variáveis do estudo, ou seja, os resultados deste estudo sugerem que a amostra é homogénea e que não existem diferenças para as variáveis, entre jogadores amadores, profissionais e não jogadores. Não podemos assim concluir que jogar LOL tem influência no nível de desenvolvimento cognitivo na atenção, flexibilidade cognitiva e autocontrolo, contrariamente ao que é debatido na literatura apresentada ao longo deste trabalho. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | esports | pt_PT |
dc.subject | atenção | pt_PT |
dc.subject | autocontrolo | pt_PT |
dc.subject | flexibilidade cognitiva | pt_PT |
dc.subject | LOL | pt_PT |
dc.title | Avaliação do nível de competências cognitivas entre grupos com diferentes graus de prática de esports | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamento | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203374363 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mestrado Sara Calado.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.