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dc.contributor.advisorRibeiro, Luísa-
dc.contributor.authorCalado, Sara Alexandra Samoqueira-
dc.date.accessioned2023-11-10T10:46:16Z-
dc.date.available2023-11-10T10:46:16Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/6649-
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é perceber e avaliar o desenvolvimento de competências cognitivas em jogadores de eSports comparativamente com jogadores ocasionais ou não jogadores, mais especificamente jogadores de League of Legends (LOL). Dentro das funções executivas, perceber a relação entre o autocontrolo e a flexibilidade cognitiva mediadas pela atenção. Para tal recolheu-se uma amostra com três grupos distintos (jogadores profissionais, jogadores amadores e não jogadores), com um total de 77 participantes, destes 25 profissionais, 34 amadores e 18 não jogadores. Para avaliar as variáveis em estudo foram utilizados o Teste de Stroop, versão Torga, para a população portuguesa (Garcia, 2016), para avaliar a atenção e flexibilidade cognitiva dos participantes; a escala breve de autocontrolo (EBAC), validada para a população portuguesa (Água et al., 2020). Para avaliar o autocontrolo e para além do teste de Stroop, foi também utilizado o aparelho Mindwave Mobile 2, da Neurosky para medição da atenção. Os resultados obtidos indicam que o aumento da atenção está associado a uma diminuição da flexibilidade cognitiva e vice-versa, apenas no grupo de jogadores amadores. Nos restantes grupos, não foi registada nenhuma interação significativa. Relativamente à comparação entre os grupos da amostra, os resultados obtidos mostram que não existem diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das variáveis do estudo, ou seja, os resultados deste estudo sugerem que a amostra é homogénea e que não existem diferenças para as variáveis, entre jogadores amadores, profissionais e não jogadores. Não podemos assim concluir que jogar LOL tem influência no nível de desenvolvimento cognitivo na atenção, flexibilidade cognitiva e autocontrolo, contrariamente ao que é debatido na literatura apresentada ao longo deste trabalho.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectesportspt_PT
dc.subjectatençãopt_PT
dc.subjectautocontrolopt_PT
dc.subjectflexibilidade cognitivapt_PT
dc.subjectLOLpt_PT
dc.titleAvaliação do nível de competências cognitivas entre grupos com diferentes graus de prática de esportspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamentopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.identifier.tid203374363pt_PT
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