Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/5753
Title: | Cindy Sherman: o simulacro da imagem feminina |
Authors: | Macêdo, Nicoli Braga |
Keywords: | História da Arte Cindy Sherman História das Mulheres Fotografia Arte Contemporânea |
Issue Date: | 1-Jun-2022 |
Publisher: | EDUEM |
Abstract: | O artigo desenvolve-se através da criação da famosa série da artista norte-americana Cindy Sherman (n.1954) Untitled Film Stills (1977-1980). Sua trajetória visa o debate do invólucro existente no conceito de feminilidade, imposto pela sociedade patriarcal, uma ação que na sua quase totalidade é responsável por diminuir e restringir a participação das mulheres em todas as esferas. Neste caso, Sherman pode auxiliar no debate de tais particularidades circunscritas na sociedade contemporânea. Enaltecendo a existência de uma articulação, entre os movimentos feministas e a história da arte, que possibilitou uma crítica dos modelos do ser feminino. Sherman e sua obra impõem-se aqui como o cerne das problematizações, procurando desfragmentar os códigos da imagética feminina presente no olhar do patriarcalismo e ao mesmo tempo utilizá-los para indagar a construção de uma realidade paralela e fictícia. Trazer à tona os objetos artísticos como ferramentas documentais para questionar tais elementos, para além do campo das artes visuais. |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5753 |
ISSN: | 1519-6186 cv-prod-3006404 |
Appears in Collections: | CICH - Artigos/Papers |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
62700-Texto_do_artigo-751375248905-1-10-20220531_compressed.pdf | 143,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License