Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/5610
Title: A securitização da imigração e o imperativo de uma gestão da migração legal baseada no respeito pelos direitos humanos
Authors: Sousa, Constança Urbano de
Keywords: Imigração
Securitização
Direitos Humanos
Issue Date: 2019
Publisher: Ministerio de Trabajo, Migraciones y Seguridad Social
Citation: Sousa, Constança Urbano de.A securitização da imigração e o imperativo de uma gestão da migração legal baseada no respeito pelos direitos humanos, Revista del Ministerio de Trabajo, Migraciones y Seguridad Social, n.º 140, 2019; pp. 35-66.
Abstract: Este artigo aborda o processo de securitização das migrações internacionais na Europa, que conduziu a políticas de imigração restritivas, largamente baseadas no controlo das fronteiras e na contenção, que inviabilizam ou dificultam a regularidade migratória daqueles estrangeiros que têm necessidade de proteção internacional, que se querem reunir às suas famílias ou que têm uma perspetiva razoável de encontrar melhores condições de vida. Depois de colocar as migrações internacionais, em geral, e a chamada “crise dos refugiados” na Europa, em particular, em perspetiva, de forma a ter uma melhor noção da sua dimensão, a segunda parte deste artigo debruça-se sobre os principais elementos do processo de securitização das migrações na Europa e as suas consequências, como o fomento da imigração irregular e da criminalidade a ela associada, a sua artificial associação ao terrorismo e ao crime e o acentuar de fracturas nas sociedades europeias. A terceira parte deste artigo procura responder à questão complexa e difícil de saber como quebrar o círculo vicioso da irregularidade migratória, assegurando uma política migratória baseada no respeito pelos direitos humanos.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/5610
ISSN: 2254-3295
Appears in Collections:RATIO LEGIS - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A securitização da imigração.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.