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dc.contributor.authorCoelho, J.-
dc.contributor.authorFaísca, Luís-
dc.contributor.authorRos, A.-
dc.contributor.authorCarmo, C. L.-
dc.date.accessioned2022-02-16T15:30:02Z-
dc.date.available2022-02-16T15:30:02Z-
dc.date.issued2021-01-
dc.identifier.issn2183-4806-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5363-
dc.description.abstractO conceito de perfecionismo tem originado cada vez mais interesse por parte de muitos investigadores e clínicos, sendo consensual a necessidade de compreender melhor o papel das cognições perfecionistas no desempenho de determinada tarefa. Assim, o principal objetivo deste estudo, com design quasi-experimental, foi compreender de que forma as cognições perfecionistas influenciam o desempenho de jovens universitários, com diferentes níveis de perfecionismo, numa tarefa de revisão de texto. Num primeiro momento, foram avaliados os níveis de perfecionismo de 258 estudantes com a versão reduzida da Escala Quase Perfeita (SAPS). Num segundo momento, foram selecionados os participantes com níveis mais elevados (n= 12) e mais baixos de perfecionismo (n= 20). Os estudantes preencheram a Escala Quase Perfeita (APS), o Inventário de Cognições Perfecionistas (PCI), a Escala Multidimensional de Perfecionismo (HMPS) e realizaram uma tarefa de revisão de texto. Os resultados mostraram que, no geral, os perfecionistas demoraram mais tempo na conclusão da tarefa e que participantes com níveis mais elevados de perfecionismo apresentavam uma eficácia reduzida na deteção de erros na tarefa, demonstrando a importância de considerar o tempo investido, os erros e o viés de resposta ao investigar a relação perfecionismo-desempenho. Concluiu-se que os níveis de perfecionismo demonstram ser inversamente proporcionais à eficiência, corroborando estudos anteriores.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Psicologia – CIP. Universidade Autónoma de Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerfecionismopt_PT
dc.subjectCognições perfecionistaspt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subject; Estudantes universitários.pt_PT
dc.titleCognições perfecionistas no desempenho de uma tarefa de revisão de texto numa amostra de jovens-adultos universitáriospt_PT
dc.title.alternativePerfect cognitions in the performance of a text review task in a sample of young adults from the universitypt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage74pt_PT
degois.publication.lastPage95pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titlePSIQUE - Anais de Psicologiapt_PT
degois.publication.volumeVol. 17, nº1pt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26619/2183-4806.XVII.NT.3pt_PT
Aparece nas colecções:EDIUAL - PSIQUE. Vol.17,Nº1(2021)
PSIQUE. Vol.17, nº1(2021)

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