Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/4455
Title: Big Data e política: aferindo o potencial preditivo da world wide web nas eleições europeias de 2014
Authors: Godinho, Luísa
Keywords: Big Data
Internet
eleições
opinião pública
posicionamento
previsões eleitorais
Issue Date: 2018
Publisher: OberCom
Abstract: Inversamente à tendência dominante nos estudos eleitorais previsionais em ambiente digital, focados no microblogue Twitter como universo de análise, neste artigo desenvolve-se uma abordagem ecológica integrada ao posicionamento da opinião pública portuguesa durante a campanha eleitoral para as eleições europeias de 2014. O potencial preditivo de três categorias é testado – partido/coligação; cabeça-de-lista e lista – assim como o é a representatividade da world wide web, enquanto Big Data cientificamente válida para a investigação em Ciências Sociais. A primeira categoria revelou maior valor empírico relativo e a adequabilidade das redes sociais para a antecipação de acontecimentos sai parcialmente reforçada, reiterando-se, no entanto, a necessidade de mais estudos, em particular no plano nacional, onde a investigação nesta área é praticamente inexistente.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/4455
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.15847/obsOBS12220181076
Appears in Collections:OBSERVARE - Artigos/Papers

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