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http://hdl.handle.net/11144/4311
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Figueiredo, Sandra | - |
dc.contributor.author | Hipólito, João | - |
dc.contributor.author | Nunes, Odete | - |
dc.contributor.author | Rocha, Carine | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T15:36:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T15:36:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-08 | - |
dc.identifier.isbn | ISBN: 978-84-09-13322-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/4311 | - |
dc.description.abstract | Estudos sobre a correlação entre o cronótipo, a nacionalidade de crianças em idade escolar e o sucesso escolar ainda são raros na área da Psicologia e da Cronobiologia. A evidência revela que as aprendizagens e a avaliação cognitiva dependem dos comportamentos de vigília e de sono dos indivíduos. O cronótipo determina esses comportamentos e as preferências por horários para realização de tarefas. Porém a investigação ainda não informa, de forma completa, como o cronótipo e as aprendizagens se relacionam em grupos específicos tais como as minorias étnicas e linguísticas. Método: O presente estudo tem como objetivo identificar o cronótipo e as diferenças de preferências diurnas entre crianças nativas (Luxemburguesas) e imigrantes (sobretudo de nacionalidade Portuguesa). 173 crianças, com idades entre os três e os doze anos, sendo 147 (80%) nascidas no Luxemburgo e 26 imigrantes, foram avaliadas em escolas luxemburguesas quanto ao seu cronótipo através do Questionário de Cronótipo para Crianças (QCTC) e quanto aos seus hábitos ocupacionais na escola e em casa, também através de Questionário. Os questionários foram preenchidos pelos pais das crianças mediante consentimento dos agrupamentos de escolas e do Ministério da Educação Nacional, da Infância e da Juventude do Luxemburgo. Os grupos da amostra foram selecionados, intencionalmente, a partir de horários escolares diferentes: manhã (1), tarde (2) e manhã/tarde (3). Resultados: Constatou-se diferentes hábitos entre nativos e imigrantes quanto aos horários de tarefas em casa, sendo que os alunos de origem não nativa apresentaram horários mais tardios de deitar e adormecer. Na variação dos horários de sono e vigília, as crianças são sobretudo influenciadas pela nacionalidade da mãe. Conclusão: É premente a análise do impacto desta variação de hábitos de sono no desempenho escolar de populações escolares mais jovens em contexto europeu, sobretudo considerando a receção de população refugiada. | por |
dc.language.iso | spa | por |
dc.publisher | Asociación Española de Psicología Conductal (AEPC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Horários escolares | por |
dc.subject | cronótipo | por |
dc.subject | nacionalidade | por |
dc.subject | hábitos de sono | por |
dc.title | Sono e vigília determinados pela imigração e latitude: comportamentos diferenciados e horários de tarefa | por |
dc.type | bookPart | por |
degois.publication.firstPage | 385 | por |
degois.publication.lastPage | 394 | por |
degois.publication.location | Granada | por |
degois.publication.title | Avances em Psicología Clínica. 2018 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | CIP - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LIBRO CLINICA 2018.pdf | 14,57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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