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http://hdl.handle.net/11144/430
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Tomaz, Helena C. | - |
dc.contributor.author | Marques, Jorge Manuel dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-23T10:43:51Z | - |
dc.date.available | 2014-07-23T10:43:51Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/430 | - |
dc.description.abstract | Como um contributo para um melhor entendimento dos processos de emergência e desenvolvimento da violência escolar, o presente estudo incide sobre o envolvimento específico dos pais e encarregados de educação neste processo. Focalizado no atual quadro político-legislativo, o estudo interpreta os condicionalismos da intervenção destes atores educativos, analisando as diferentes dinâmicas e contextos de participação, as oportunidades dadas pelos normativos, os condicionalismos e as lógicas da ação. Pertinente pela atualidade do tema, este estudo torna-se mais significativo ao revelar as potencialidades e as fragilidades destes processos de participação das famílias na vida escolar. A violência e a indisciplina na escola são um desafio educativo e social, mas ao mesmo tempo científico, político e pragmático. Este desafio repousa talvez sobre a globalização deste fenómeno, que é preocupante, cujos conceitos estão associados à necessidade dos seus membros se regerem por normas que facilitem a integração de qualquer um na organização escolar, em geral. Sendo uma investigação de cariz qualitativo, desenvolvida numa perspetiva de análise descritiva, centra-se num estudo de caso. A estratégia investigativa assumida orientou o estudo de acordo com duas vertentes: entrevista e análise documental dos suportes legislativos estruturantes. A realização do estudo permitiu pôr em evidência as principais linhas interpretativas: os contornos legais e reais da intervenção das famílias na vida das escolas, as dinâmicas e os contextos da sua ação, assim como questionar os mecanismos indutores e sancionatórios da sua não participação ou responsabilização. Trata-se de um contexto social, político bastante regulamentado, tendente a constituir uma comunidade educativa promotora da participação, mas que implica e exige padrões rigorosos e socialmente assumidos de regulação. Basicamente, o estudo assenta no processo de emergência de uma nova realidade social, uma visão e postura inovadoras face à comunidade escolar, balizada pela implicação e responsabilização, suscitando novos padrões de cidadania e desenvolvimento. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Parcerias educativas | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Pais e Encarregados de Educação | por |
dc.subject | responsabilidade | por |
dc.subject | responsabilização | por |
dc.subject | confiança | por |
dc.subject | regulamentação | por |
dc.title | A violência escolar: o papel das famílias à luz do direito | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Direito. Ciências Jurídico-Criminais | - |
dc.identifier.tid | 201245175 | - |
Aparece nas colecções: | BUAL - Dissertações de Mestrado DDIR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação final - J Marques.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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