Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3614
Título: Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas
Autor: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Palavras-chave: Aquisição
Língua Segunda
Instrumento de avaliação
Sexo
Idade
Data: 2007
Editora: Universidade da Corunha
Citação: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas, In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1708-1720, ISBN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha, 2007.
Resumo: Foi desenvolvida uma bateria, em formato electrónico, para observar as diferenças na aquisição de Língua Segunda, ao nível fonológico, entre crianças, adolescentes e adultos com experiência migratória. O nosso objectivo é analisar, a vários níveis, a competência/consciência metalinguística e processos cognitivos envolvidos, considerando a idade, sexo, nacionalidade e língua materna do indivíduo. A amostra de 64 alunos deste estudo encontra-se equilibrada a nível de proficiência, data de chegada a Portugal, e idade, não revelando dificuldades de aprendizagem. A capacidade e performance do aprendente de Língua Segunda são avaliadas em tarefas de exploração previamente definidas: audição dicótica, percepção de rima, aliteração (nível intrassilábico) e sílaba, escrita condicionada de grafemas, ordenação alfabética, segmentação lexical e fonémica, detecção de pares mínimos, consciência sintáctica, leitura e auto-avaliação da mesma e percepção espacial do som (no aparelho fonador). Desta forma este instrumento apresenta-se prioritariamente como um material de investigação mas também de avaliação em contexto educacional (indicador de nível proficiência, detector de indícios de perturbações de linguagem, apoio pedagógico para ensino e aprendizagem em língua). Será discutida a destreza que os sujeitos mais velhos e de sexo masculino podem exibir relativamente a realizações fonológicas, entrando em dissonância com resultados de trabalhos científicos anteriores que se desenvolvem na mesma área.
Revisão por Pares: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/3614
ISBN: 1138-1663
Outros identificadores: 1138-1663
Aparece nas colecções:CIP - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IX congreso Psicopedagoxia 2007 article1.pdf239,49 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.