Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/3111
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLaneiro, Tito-
dc.contributor.authorFigueiredo, João Miguel Branco Velez de-
dc.date.accessioned2017-06-20T15:07:15Z-
dc.date.available2017-06-20T15:07:15Z-
dc.date.issued2017-05-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3111-
dc.description.abstractA literatura científica relaciona a ocorrência do estado de Flow em várias atividades profissionais e de lazer com sentimentos positivos e de bem-estar psicológico, dando ainda conta de um sentimento de superação nos indivíduos que o vivenciam. A literatura mais recente refere ainda que a vivência desta experiência, quando acontece em grupo é ainda mais intensa que quando ocorre de forma individual. Uma das áreas onde a ocorrência de Flow tem sido referida com muita frequência é a música, que tanto tem sido analisada na perspetiva de músicos e cantores profissionais como amadores. Em Portugal, em estilos de música exclusivamente portugueses não existem dados referentes à vivência de Flow nem na perspetiva individual nem de grupo. A nossa investigação pretende ser um primeiro passo neste campo tendo sido escolhido o Cante alentejano. Fizemos, para este estudo, entrevistas nas quais participaram 100 intérpretes de cante alentejano, do Conselho de Serpa, 63 homens e 39 mulheres, de 6 grupos corais. As entrevistas foram de dois tipos. As entrevistas de grupo foram 6, fenomenológicas partindo de uma pergunta disparadora. E as entrevistas individuais foram feitas a 12 participantes que tinham estado anteriormente nas entrevistas de grupo e que foram sorteados de forma aleatória, tendo estas sido entrevistas sido semiestruturadas. Após a transcrição, as entrevistas de grupo e individuais foram sujeitas a análise de conteúdo recorrendo a meios informáticos com o programa Alceste, tendo sido feita a necessária interpretação complementar dos outputs. Os resultados confirmam a ocorrência de Flow individual e Flow em grupo durante a prática de cante alentejano, segundo as nove dimensões definidas por Csikszentmihaly, tendo esta vivência um impacto positivo sobre o bem-estar e estima de si destes participantes. Tanto quanto sabemos este é o primeiro estudo sobre Flow e Cante alentejano.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFlowpor
dc.subjectCante alentejanopor
dc.subjectgrupospor
dc.subjectlinguagem e comunicaçãopor
dc.titleCante alentejano e a experiência de flowpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia da Linguagem e Logopediapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
dc.identifier.tid201694867por
Aparece nas colecções:DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação João Velez de Figueiredo.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.