Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/2401
Title: | Tipos psicológicos e empatia: contribuições da psicologia para a formação do (ser) médico. |
Authors: | Giaxa, Renata Rocha Barreto |
Advisor: | Junior, Francisco Silva Cavalcante Pires, Mónica |
Keywords: | Empatia Personalidade Educação Médica Relação Médico-Paciente Docência Ensino Superior |
Issue Date: | 26-Nov-2015 |
Abstract: | O estabelecimento de vínculos terapêuticos entre os médicos e seus pacientes, pela empatia, constitui-se como habilidade clínica cada vez mais valorizada no ensino superior. O objetivo geral deste trabalho é fornecer dados e promover reflexões acerca de possíveis intervenções para o desenvolvimento da empatia na formação médica. Mediante um estudo exploratório de metodologia mista sequencial, foram investigados os tipos psicológicos (QUATI), as medidas de empatia (EMRI) e as percepções dos estudantes sobre a aprendizagem da empatia durante a graduação. No primeiro estudo – quantitativo e transversal - concluiu-se que altas pontuações nas medidas da empatia independem do tipo de personalidade do estudante. Apenas o domínio sentimento do QUATI contribuiu ligeiramente para a explicação do domínio consideração empática da EMRI. No segundo estudo –qualitativo –os dados dos grupos focais com estudantes de empatia elevada revelaram que há diferentes modos desenvolver empatia, a depender do tipo psicológico. Como entravespara o desenvolvimento da empatia, destacaram-se, dentre as categorias de análise, a desvalorização das habilidades e atitudese a negligência na avaliaçãodo estudante pelo professor. A conduta do professor – no sentido da humildade, da ética e da empatia na relação com o estudante e com o paciente – apareceu como principal facilitador no desenvolvimento da empatia. Concluiu-se que um modelo de intervenção para o desenvolvimento da empatia na formação médica deve estar voltado, sobretudo, para o desenvolvimento humanístico do próprio professor universitário. Fazem-se necessários e urgentes estudos aprofundados, voltados para o desenvolvimento da empatia docente no ensino superior. |
Peer Reviewed: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/2401 |
Appears in Collections: | BUAL - Teses de Doutoramento DPS - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Giaxa[PARA IMPRESSAO].pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.