Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/1622
Title: Internacionalização e comércio externo
Authors: Patacão, Helena
Issue Date: 2005
Publisher: OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
Abstract: No contexto actual da economia portuguesa falar de internacionalização e comércio externo só faz sentido se analisado através das relações comerciais que as nossas empresas mantêm e desenvolvem com países que não pertencem à União Europeia. De facto, no espaço da União este conceito está claramente ultrapassado pela inexistência de poder de reserva de mercados, entendido no sentido da capacidade que um país tem de delimitar as suas relações comerciais externas (Amado da Silva, 1999). Aceitando este pressuposto, cabe então analisar a evolução do comércio externo de Portugal apenas com os países que não são membros da União Europeia, tendo contudo presente que mesmo nesta vertente a política comercial externa da União Europeia delimita, pelo menos parcialmente, a autonomia do nosso país. Cabe no entanto, às nossas empresas explorar o potencial desses mercados, aproveitando e criando vantagens competitivas.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/11144/1622
ISBN: 972-8892-28-4
Publisher Version: http://janusonline.pt/2005/2005_2_4.html
Appears in Collections:BUAL - Artigos/Papers
OBSERVARE - JANUS 2005 - A guerra e a paz nos nossos dias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_janus2005_2_4.doc282 kBMicrosoft WordView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.