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http://hdl.handle.net/11144/3611
Título: | Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses |
Autor: | Figueiredo, Sandra Silva, Carlos Fernandes da |
Palavras-chave: | Língua Segunda Aprendizagem Variáveis afectivas e motivacionais Idade Género |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidade da Corunha |
Citação: | Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses, In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía , 1654-1678, ISBN: ISSN: 1138-1663. Corunha: Universidade da Corunha, 2007. |
Resumo: | Estudos recentes revelam a evidência que reside na relação entre factores psicológicos e afectivos e a aprendizagem de Língua Segunda(L2). Para uma análise completa deverão ser consideradas, em correlação, outras variáveis tais como a idade, sexo, nacionalidade e línguas maternas/faladas em casa. Este estudo procura articular diferentes variáveis, dependentes e independentes, de modo a conseguir uma auto-percepção fidedigna dos indivíduos relativamente à sua aprendizagem e adaptação psicossocial. São factores implicados no processo de aquisição de linguagem materna, e que assumem diferentes dimensões na aprendizagem/aquisição de Língua Segunda e no processo de “Segunda Socialização”. No âmbito de Projecto de Doutoramento foi desenvolvido um instrumento (self report) para avaliar em que medida diferentes condicionantes psicológicas podem interferir na aprendizagem de L2 e no crescimento psicossocial de crianças e adolescentes imigrantes, determinando atitudes e comportamentos que podem comprometer seriamente a “latência” tida como um suporte da predisposição neurobiológica dos aprendentes mais novos para a aquisição/aprendizagem de línguas. Neste trabalho serão apresentados e discutidos alguns resultados no que respeita à motivação, atitudes e estados afectivos, decorrentes da aplicação da bateria BAAMAA(Bateria de avaliação de aspectos afectivos, motivacionais e de aprendizagem) em alunos imigrantes portugueses e catalães, que perfazem um total de 584 sujeitos, com idades compreendidas entre os 7 e os 21 anos. |
Revisão por Pares: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/3611 |
ISSN: | 1138-1663 |
Outros identificadores: | ISSN: 1138-1663 |
Aparece nas colecções: | CIP - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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