Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3513
Title: Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda
Authors: Figueiredo, Sandra
Carlos Fernandes da Silva
Keywords: Língua materna
Segunda Língua
Issue Date: 2008
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda, International Journal of Developmental and Educational Psychology:Psicologia de la Educación, 1, 2, 159-168, 2008.
Abstract: A linguagem materna é adquirida em moldes distintos de aquisição da linguagem segunda, quando ocorrem em idades diferentes, e não em simultâneo. Na primeira aquisição os factores biológicos intervêm mais evidentemente e com maior eficácia, sendo que factores como os afectivos passam a concorrer com aqueles na aprendizagem de segunda linguagem. Poderemos evocar períodos críticos para justificar em que termos se processa a aquisição de níveis de língua, bem como para explicitar os estados de fossilização ou estabilização. A fossilização corresponde à cristalização de estruturas que dificultam o processo e o processamento e, classicamente, os aprendentes adultos são considerados como os mais propensos a sofrerem desta “patologia” quando em contexto de aprendizagem de Língua Segunda. Método: Para a avaliação do desempenho cognitivo, no contexto linguístico, de 61 aprendentes (amostra de controlo) de Língua segunda (Português) e de 82 monolingues/nativos (amostra de controlo), com idades compreendidas entre os 7 e os 30 anos, foi aplicada uma bateria de testes preparada electronicamente para o efeito. Resultados e Conclusões: Serão discutidos resultados referentes à competência de descodificação linguística em testes variados (12) e, assim, discutida a teoria do período sensível para a aquisição de linguagem, sugerindo a hipótese de uma arquitectura do sistema linguístico mental, que pode ser estabilizada/fossilizada. A bateria desenvolvida prevê-se como um futuro instrumento de aplicação educacional, enquanto possível diagnóstico de competências e/ou níveis de proficiência em Língua.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3513
ISSN: ISSN: 0214-9877
Appears in Collections:CIP - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Int_Journal_Developmental_Educ_Psychology.pdf88.88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.