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dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra-
dc.contributor.authorCarlos Fernandes da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-20T13:24:15Z-
dc.date.available2018-03-20T13:24:15Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifierISSN: 0214-9877en_US
dc.identifier.citationFigueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda, International Journal of Developmental and Educational Psychology:Psicologia de la Educación, 1, 2, 159-168, 2008.por
dc.identifier.issnISSN: 0214-9877-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3513-
dc.description.abstractA linguagem materna é adquirida em moldes distintos de aquisição da linguagem segunda, quando ocorrem em idades diferentes, e não em simultâneo. Na primeira aquisição os factores biológicos intervêm mais evidentemente e com maior eficácia, sendo que factores como os afectivos passam a concorrer com aqueles na aprendizagem de segunda linguagem. Poderemos evocar períodos críticos para justificar em que termos se processa a aquisição de níveis de língua, bem como para explicitar os estados de fossilização ou estabilização. A fossilização corresponde à cristalização de estruturas que dificultam o processo e o processamento e, classicamente, os aprendentes adultos são considerados como os mais propensos a sofrerem desta “patologia” quando em contexto de aprendizagem de Língua Segunda. Método: Para a avaliação do desempenho cognitivo, no contexto linguístico, de 61 aprendentes (amostra de controlo) de Língua segunda (Português) e de 82 monolingues/nativos (amostra de controlo), com idades compreendidas entre os 7 e os 30 anos, foi aplicada uma bateria de testes preparada electronicamente para o efeito. Resultados e Conclusões: Serão discutidos resultados referentes à competência de descodificação linguística em testes variados (12) e, assim, discutida a teoria do período sensível para a aquisição de linguagem, sugerindo a hipótese de uma arquitectura do sistema linguístico mental, que pode ser estabilizada/fossilizada. A bateria desenvolvida prevê-se como um futuro instrumento de aplicação educacional, enquanto possível diagnóstico de competências e/ou níveis de proficiência em Língua.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLíngua maternapor
dc.subjectSegunda Línguapor
dc.titlePerspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segundapor
dc.typearticlepor
dc.date.updated2018-03-16T16:02:39Z-
degois.publication.firstPage159por
degois.publication.lastPage168por
degois.publication.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychologypor
degois.publication.volume1por
dc.peerreviewedyespor
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