Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11144/3492
Title: Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective
Authors: Figueiredo, Sandra
Silva, Carlos Fernandes da
Keywords: programa de intervenção
Língua Segunda
alunos imigrantes
medição
descodificação fonética
plasticidade
Issue Date: Sep-2013
Publisher: ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P
Citation: Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective, Revista Migrações, 11, 213-230, 2013.
Abstract: O campo educacional mantém-se, em Portugal, sem medidas vá- lidas no que respeita à avaliação de alunos imigrantes. O objetivo deste estudo consiste no desenvolvimento de um instrumento electrónico fiável para avaliar os comportamentos verbais, ao nível da consciência fonológica e das competências linguísticas específicas de aprendentes de Língua Segunda. Por um lado, o instrumento avalia capacidades no domínio da descodificação fonética e fonológica, examinando as diferenças entre os locutores estrangeiros (aprendentes de Português como Língua Segunda); por outr lado, o objetivo é observar a performance cognitiva em diferentes contextos, com vários alunos, nas escolas portuguesas. Após a revisão teórica de conceitos e a perspetiva proposta para os processos de descodificação fonética, serão apresentados os resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes especificamente no que respeita ao desempenho de aprendentes de Língua Segunda (amostra do estudo) nas provas de segmentação e de pares mínimos. Os alunos mais velhos exibem uma competência maior do que os mais novos, revelando maior estrutura e menor interferência no nível fonológico. A “homopheneity” sugere-se como o constrangimento para a descodificação fonética e perceção. A bateria de testes apresenta-se como um instrumentos importante de diagnóstico a adequar ao contexto educativo vigente na sociedade multicultural.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11144/3492
ISSN: 1646-8104
Appears in Collections:CIP - Artigos/Papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
revista_migrações.pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.