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dc.contributor.authorFigueiredo, Sandra-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Fernandes da-
dc.date.accessioned2018-03-15T18:43:52Z-
dc.date.available2018-03-15T18:43:52Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationFigueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective, Revista Migrações, 11, 213-230, 2013.por
dc.identifier.issn1646-8104-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/3492-
dc.description.abstractO campo educacional mantém-se, em Portugal, sem medidas vá- lidas no que respeita à avaliação de alunos imigrantes. O objetivo deste estudo consiste no desenvolvimento de um instrumento electrónico fiável para avaliar os comportamentos verbais, ao nível da consciência fonológica e das competências linguísticas específicas de aprendentes de Língua Segunda. Por um lado, o instrumento avalia capacidades no domínio da descodificação fonética e fonológica, examinando as diferenças entre os locutores estrangeiros (aprendentes de Português como Língua Segunda); por outr lado, o objetivo é observar a performance cognitiva em diferentes contextos, com vários alunos, nas escolas portuguesas. Após a revisão teórica de conceitos e a perspetiva proposta para os processos de descodificação fonética, serão apresentados os resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes especificamente no que respeita ao desempenho de aprendentes de Língua Segunda (amostra do estudo) nas provas de segmentação e de pares mínimos. Os alunos mais velhos exibem uma competência maior do que os mais novos, revelando maior estrutura e menor interferência no nível fonológico. A “homopheneity” sugere-se como o constrangimento para a descodificação fonética e perceção. A bateria de testes apresenta-se como um instrumentos importante de diagnóstico a adequar ao contexto educativo vigente na sociedade multicultural.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.Ppor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectprograma de intervençãopor
dc.subjectLíngua Segundapor
dc.subjectalunos imigrantespor
dc.subjectmediçãopor
dc.subjectdescodificação fonéticapor
dc.subjectplasticidadepor
dc.titleDecoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspectivepor
dc.typearticlepor
dc.date.updated2018-03-13T00:27:14Z-
degois.publication.firstPage213por
degois.publication.lastPage230por
degois.publication.titleMIGRAÇÕES. Revista do Observatório da Imigraçãopor
degois.publication.volume11por
dc.peerreviewedyespor
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