Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6877
Título: Diferenças individuais em tempos de pandemia: um estudo sobre a ansiedade e o stresse nos estudantes do ensino superior
Autor: Pinto, Maria Alves da Silva Cardoso
Orientador: Brites, Rute
Palavras-chave: Covid-19
Estudantes Universitários
Regulação Emocional
Ansiedade
Stresse
Data: 3-Mai-2024
Resumo: Este trabalho pretendia averiguar se as estratégias de regulação emocional podiam estar associadas a maiores ou menores níveis de ansiedade e stresse. O objetivo do estudo consistia em explorar se o uso das estratégias de regulação emocional reavaliação cognitiva e supressão supressiva, podia mediar a relação entre o impacto psicológico desencadeado pela Covid-19 e o aparecimento de sintomas ansiedade e stresse nos estudantes universitários. Participaram neste estudo transversal 309 estudantes universitários (65.2% mulheres, M idade = 29.06; DP = 10.77). Os participantes responderam a um conjunto de escalas de autorrelato que avaliavam os níveis de ansiedade e stresse sentidos durante a pandemia, assim como as estratégias de regulação emocional utilizadas. Os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico, do Questionário de Regulação Emocional e da Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse. Os resultados obtidos indicam que quando a pessoa é confrontada com vários stressores, os níveis de ansiedade e stresse tendem a aumentar. O aumento dos níveis de stresse associa-se a um aumento da supressão supressiva e o aumento do uso de uma das estratégias de regulação emocional tende a aumentar o uso da outra. Verificou-se também que a supressão expressiva se encontra associada a um aumento dos níveis de ansiedade. Tendo sido um estudo realizado após o primeiro confinamento, torna-se pertinente, para futuros estudos, ter uma visão mais aprofundada sobre a realidade dos estudantes universitários após terem vivenciado uma pandemia, bem como a utilização de diferentes variáveis mediadoras.
URI: http://hdl.handle.net/11144/6877
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamento
Aparece nas colecções:DPS - Dissertações de Mestrado

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