Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/6867
Título: Coping Religioso/Espiritual, Regulação Emocional, Bem-Estar e Satisfação com a Vida nos Estudantes Universitários
Autor: Graça, Maria Lídia da
Orientador: Brandão, Tânia
Palavras-chave: coping religioso/espiritual
regulação emocional
satisfação com a vida
bemestar psicológico
estudantes universitários
Data: 19-Abr-2024
Resumo: A transição para o ensino superior e para a vida universitária constitui um período de acentuação de vulnerabilidades, desafios e descontinuidades, com frequente impacto negativo no funcionamento e ajustamento psicológico dos estudantes, bem como nos seus níveis de satisfação com a vida e bem-estar psicológico. Tal, parece ter sido agravado pelo rescaldo de uma experiência pandémica sem precedentes, que veio agravar condições pré-existentes e firmar o desafio universitário. Contudo, diversos estudos têm vindo a demonstrar que o recurso a estratégias de coping assentes na vivência da religião e da espiritualidade têm atuado como um protetor do funcionamento psicológico, da satisfação com a vida e do bem-estar psicológico. Assim, pretendeu-se compreender se o Coping Religioso/Espiritual, nas suas facetas positivo e negativo, atuou como fator de risco ou proteção da satisfação com a vida e bem-estar psicológico em estudantes universitários, por via da (des)regulação emocional. Os dados foram recolhidos por via de questionários apresentados numa plataforma online, tendo sido recolhidos dados de 109 participantes (69.37% mulheres; M idade = 32.05; DP = 13.16). Os resultados revelam que o recurso a CRE negativo se associa a menores níveis de satisfação com a vida e bem-estar psicológico diretamente e indiretamente através das dificuldades de regulação emocional, e que o CRE positivo se associa a maiores níveis de bem-estar psicológico. Pode concluir-se que o CRE positivo é um factor protetor do bem-estar psicológico e que o CRE negativo conduz a menores níveis de satisfação com a vida e bem-estar psicológico através das dificuldades de regulação emocional.
URI: http://hdl.handle.net/11144/6867
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia clínica e de aconselhamento
Aparece nas colecções:DPS - Dissertações de Mestrado



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