Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11144/6757
Título: | Totalitarianization and democratization in higher education in China and their implication for the nation’s political development |
Autor: | Zhidong Hao |
Palavras-chave: | China Ensino superior Democratização Totalitarização Intelectuais |
Data: | 2024 |
Editora: | OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa |
Resumo: | O argumento do meu artigo é que o ensino superior na China atravessa um processo de totalitarização e democratização ao mesmo tempo. Por um lado, existem controlos organizacionais e doutrinação ideológica dos estudantes e cooptação do corpo docente pelo Partido-Estado. Por outro lado, há avanços democráticos por parte de estudantes e professores. O que quer que aconteça na torre de marfim afeta inevitavelmente o que acontece fora dela. Se o Partido-Estado está a caminhar na direcção do totalitarismo ou da democracia depende do resultado da disputa entre as forças da totalitarização e da democratização, tanto no Estado como na sociedade. A minha análise baseia-se na análise dos dados disponíveis em pesquisas sob uma perspectiva da sociologia do ensino superior. Espero que uma melhor compreensão do que acontece na universidade e do papel do ensino superior no desenvolvimento da China ajude todos os intervenientes no ensino superior a tomarem medidas e decisões práticas mais sábias. |
Revisão por Pares: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/6757 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT24.6 |
ISSN: | 1647-7251 |
Aparece nas colecções: | OBSERVARE - JANUS.NET e-journal of International Relations. Vol.14, n.2 - Thematic dossier 1: Historical and Contemporary Perspectives on East |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
08 Janus.net_VOL14N2_TD1_Art6.pdf | 497,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
08-Janus.net_VOL14N2_TD1_Art6.html | 2,64 MB | HTML | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.