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http://hdl.handle.net/11144/6717
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lourenço, Jaime | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T16:26:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T16:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-12 | - |
dc.identifier.citation | Jornalismo no Cinema: representações do jornalismo em Hollywood (2010-2022). (2023). Comunicação Pública, 18(35). https://doi.org/10.34629/789 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/6717 | - |
dc.description.abstract | À semelhança do que acontece na literatura, também o cinema tem observado, ao longo dos séculos XX e XXI, com “um olhar crítico e fascinado” o universo do jornalismo e dos media. Mário Mesquita, referência dos Estudos dos Media em Portugal, aponta que o cinema de Hollywood tem sido uma das principais fontes de representação do jornalismo na cultura popular ocidental, constituindo-se como “um reservatório inesgotável de mitologias românticas (positivas ou negativas) sobre os media, a imprensa e a profissão de jornalista” (Mesquita, 2003). Por sua vez, o crítico João Bénard da Costa (1993) chega mesmo a referir que o jornalismo se tornou numa das principais fontes da ficção norte-americana. De acordo com Brian McNair, o cinema é um meio de comunicação produtor de mitos na nossa sociedade; então, os filmes sobre jornalismo são o espaço em que as sociedades articulam, exploram e interrogam valores jornalísticos e criticam a aplicação desses mesmos valores pelos próprios meios jornalísticos e também a relação entre os poderes e o jornalismo (McNair, 2010). Neste artigo, pretendemos compreender como o jornalismo e o jornalista têm sido representados pelo cinema, nomeadamente pelas produções de Hollywood na última década, tendo como referência condutora o pensamento de Mário Mesquita. Nesse sentido, consideramos os filmes que têm a prática jornalística como central na sua narrativa: Nightcrawler – Repórter na Noite (2014); O Caso Spotlight (2015); Verdade (2015); Operação Shock and Awe (2017); The Post (2017); e Ela Disse (2022). | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Comunicação Social - Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | jornalismo no cinema | pt_PT |
dc.subject | representações do jornalismo | pt_PT |
dc.title | Jornalismo no Cinema: representações do jornalismo em Hollywood (2010-2022) | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.issue | 35 | pt_PT |
degois.publication.title | Comunicação Pública | pt_PT |
degois.publication.volume | 18 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/789 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/789 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DCC - Artigos/Papers |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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789-+Artigo_+Jornalismo+no+Cinema-v2.pdf | Jornalismo no Cinema: representações do jornalismo em Hollywood (2010-2022) | 607,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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