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dc.contributor.advisorQuaresma, Ana-
dc.contributor.authorGanem, Jana Merker Moreira-
dc.date.accessioned2023-06-21T11:36:10Z-
dc.date.available2023-06-21T11:36:10Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/6443-
dc.description.abstractCom a pandemia do COVID-19, o mundo tem enfrentado, além da crise sanitária, uma crise humanitária, com grande potencial de gerar danos, sem precedentes, em diferentes aspectos globais. Este cenário, marcado por uma crescente problematização econômico-social tem fortalecido o fenômeno do Empreendedorismo Social, e contribuído para um forte crescimento de empresas de impacto, que surgem como uma alternativa aos modelos organizacionais tradicionais, por meio de um negócio, economicamente lucrativo, e que também contribui para a transformação da Sociedade. Essa dissertação possui como objetivos, mapear as características das empresas de impacto no Brasil, bem como, identificar como o perfil do empreendedor social, a inovação social, os objetivos do desenvolvimento sustentável e as fontes de recursos influenciam no desempenho organizacional. Para tal, realizou-se um estudo hipotético-dedutivo e quantitativo. Os dados secundários foram obtidos a partir de uma pesquisa bibliográfica, por meio de artigos científicos e documentos disponíveis na B-on e EBSCO. Recolheram-se dados primários, por meio de um questionário aplicado a empreendedores sociais e pessoas que atuam com negócios de impacto social, no Brasil. Como resultado, encontramos um perfil de empreendedores sociais, predominantemente, feminino, com a maioria da faixa etária, entre vinte e cinco e quarenta e cinco anos, e escolaridade em pós-graduação, mestrado ou doutorado. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que aparecem, com maior frequência, são: redução das desigualdades; educação de qualidade; trabalho decente; crescimento econômico; e cidades e comunidades sustentáveis. As principais fontes de recursos e financiamentos utilizadas são os recursos próprios e os 3 F’s (Family, Friends and Fools), assim como empresas privadas. 18% das empresas, ainda não tiveram nenhum tipo de investimento. As principais características de Inovação Social são intersetorial; criação de novas funções e relacionamentos; e melhor utilização de recursos. Por fim, esse estudo, de caráter exploratório e inovador, contribuiu para apresentar os fatores relevantes no contexto do empreendedorismo social, ampliando o conhecimento em relação ao desempenho das empresas de impacto no Brasil e para trazer um contributo para que outros estudos científicos se concretizem nesse tema, com amostras de maiores dimensões.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEmpreendedorismo Socialpt_PT
dc.subjectPerfil do Empreendedorpt_PT
dc.subjectDesempenho Organizacionalpt_PT
dc.subjectImpacto Socialpt_PT
dc.titleFatores de desempenho de empresas de impacto social no Brasilpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Empresaspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.tid203331656pt_PT
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