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dc.contributor.authorSantos, António Duarte-
dc.date.accessioned2023-04-13T11:10:56Z-
dc.date.available2023-04-13T11:10:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationDuarte Santos, A. (2023). O Impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: Um ensaio sobre o futuro do ensino superior. [RMd] RevistaMultidisciplinar, 5(2), 127–156. https://doi.org/10.23882/rmd.23143pt_PT
dc.identifier.issn2184-5492-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/6327-
dc.description.abstractA pandemia da COVID-19 forçou uma mudança na aprendizagem remota e presencial da noite para o dia para a maioria dos alunos do ensino superior, a partir da primavera de 2020. Para complementar as videoaulas e envolver os alunos numa sala de aula virtual, os professores adotaram tecnologias que permitiram mais interatividade e modelos híbridos de ensino online e atividades presenciais. Essas ferramentas mudaram a metodologia, o ensino e a avaliação de feições que podem persistir após a pandemia e eventuais epidemias. Para se envolverem de uma forma mais eficaz com os alunos, as instituições de ensino superior terão de se concentrar em oito dimensões da experiência de aprendizagem. Nesta análise descrevemos os resultados de um estudo das tecnologias de aprendizagem que podem possibilitar aspetos de várias dessas oito dimensões da experiência de aprendizagem online. Existe a necessidade urgente de reeducar as próximas gerações de alunos com ferramentas digitais e fazer uso de práticas e competências digitais. A educação em Comportamento Educacional (CE) é difundida em todo o mundo. Existe algum consenso no campo sobre quais os construtos a medir. Foi determinado no estudo a existência de padrões ou princípios seguidos para o esboço da avaliação e atividades presenciais nos vários níveis de ensino. Essas ferramentas mudaram a aprendizagem, o ensino e a avaliação de maneiras que podem persistir após a pandemia. Ter filhos em idade jovem, adolescente e adulta e no ensino deu para constatar o impacto da pandemia na aprendizagem e no bemestar dos alunos e dos agregados familiares, professores, responsáveis escolares e comunidades académicas inteiras. Estudantes de todo o mundo estão, em média, oito meses atrasados em relação ao que estariam se não fosse a pandemia. Até 2040, os alunos com o curso superior inacabado devido ao COVID-19 podem custar à economia global US$ 1,6 trilião. Então, qual é o caminho a seguir para os sistemas escolares?pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Algarvept_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectconstrangimentospt_PT
dc.subjectmetodologiapt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.subjectavaliaçãopt_PT
dc.subjectensino futuropt_PT
dc.titleO impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: um ensaio sobre o futuro do ensino superiorpt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage127pt_PT
degois.publication.lastPage156pt_PT
degois.publication.locationFaropt_PT
degois.publication.titlerevistamultidisciplinar.com - Sociedade Digital e Cultura Participativapt_PT
degois.publication.volumeVol. 5, n.º 2pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23882/rmd.23143pt_PT
Aparece nas colecções:BUAL - Artigos/Papers
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