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http://hdl.handle.net/11144/5769
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pires, Mónica | - |
dc.contributor.author | Ferreira , Marisa Bécil | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T15:12:37Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T15:12:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11144/5769 | - |
dc.description.abstract | Os estilos parentais e o impacto deles no ajustamento da criança conjuntamente com outras variáveis familiares como a relação marital têm sido tema de estudos nas últimas décadas a nível mundial. A literatura sustenta que as inter-relações dos subsistemas conjugal, parental e filial são determinantes no ajustamento da criança. O objetivo geral do presente trabalho é averiguar o impacto do ajustamento conjugal e dos estilos parentais no ajustamento da criança na terceira infância. Os objetivos específicos deste trabalho são analisar as associações entre o ajustamento conjugal, os estilos parentais e o ajustamento da criança, analisar outras variáveis como escolaridade dos pais e a idade dos filhos com relação a esses constructos, averiguar as diferenças existentes no ajustamento conjugal, nos estilos parentais e ajustamento da criança segundo os diferentes grupos etários das crianças (seis aos 12 anos) e testar o modelo da APIM com relação à díade conjugal e averiguar a sua adequação com diferentes variáveis familiares. Procuramos responder à questão principal: como o ajustamento conjugal e os estilos parentais exercem um efeito conjunto no ajustamento das crianças ao longo da terceira infância até o início da adolescência? Para a condução deste estudo transversal, 144 famílias brasileiras, pais de crianças de 6 aos 12 anos de famílias na configuração tradicional, responderam, de forma voluntária e mediante consentimento informado, aos instrumentos PAQ-P – Questionário de Estilos Parentais para Pais, o DAS – Escala de Ajustamento Diádico para o casal e o SDQ – Questionário de Capacidades e Dificuldades relativo à criança. Os resultados demonstram que os pais e mães deste estudo apresentam valores mais elevados para o Estilo Parental Autoritativo, seguido do EP Autoritário e do EP Permissivo respetivamente. As correlações entre os estilos parentais e o ajustamento conjugal evidenciam estreita ligação com o ajustamento da criança, pois, quanto mais autoritários são os pais, mais problemas internalizados e menos comportamentos pró-sociais apresentam os filhos e, quanto mais permissivos os pais, mais problemas internalizados e externalizados apresentam os filhos. Os resultados expõem que, quanto maior o consenso, a coesão e a satisfação do casal, mais autoritativos são os pais e menos problemas externalizados apresentam os filhos. De maneira inversa, quanto menos satisfação do casal mais autoritários os pais e mais problemas internalizados apresentam os filhos. Verificou-se ainda que o ajustamento diádico e os estilos parentais exercem um efeito no ajustamento do filho, considerando a interdependência entre pais e mães da díade conjugal. Este estudo confirma outras pesquisas quanto ao efeito spillover dos estilos parentais, do ajustamento conjugal e do ajustamento da criança e contribui para o conhecimento da dinâmica familiar e o ajustamento da criança na idade escolar. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Estilos parentais | pt_PT |
dc.subject | ajustamento conjugal | pt_PT |
dc.subject | terceira infância | pt_PT |
dc.subject | ajustamento da criança. | pt_PT |
dc.title | Estilos parentais e ajustamento da criança em idade escolar | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Psicologia. Piscologia clínica e de aconselhamento | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203188403 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marisa Ferreira Dissertação.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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