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dc.contributor.advisorGonçalves, Amílcar dos Santos-
dc.contributor.authorSouza, João Batista Rosa de-
dc.date.accessioned2023-02-08T15:01:39Z-
dc.date.available2023-02-08T15:01:39Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11144/5768-
dc.description.abstractAs Pequenas e Médias Empresas representam uma grande parcela das corporações no mundo todo, não tanto em poder econômico, mas como geradoras de emprego e renda e atuam em todos os setores da economia inclusive como terceirizadas das grandes empresas, porém, quando se fala em logística reversa, o tema parece nos remeter somente as empresas de grande porte. Não obstante, a legislação não faz diferença em relação ao tamanho do empreendimento quando se refere a responsabilidade pelo descarte adequado dos bens de pós-uso. Em uma economia de mercado, o lucro continua sendo o grande objetivo almejado como produto da ação empresarial (Zaneti, 2003) e para obtê-lo há que se levar em conta os custos de produção e logísticos onde a implantação de um programa de logística reversa poderia até mesmo inviabilizar a existência das PME. Este trabalho procurou analisar as relações entre o consumidor, empresas e governo mostrando as oportunidades de ganhos financeiros, ambiental e de saúde com a implantação de programas de LR pelas PME, levando em conta o custo de implantação em contraponto com a implantação de um programa de fidelização associado a logística reversa. A pesquisa abrangeu as cidades de Macapá-AP, Fortaleza-CE e Vila Velha-ES com mais de 580 empresas e mais de 600 pessoas entrevistadas onde foi demonstrado o conhecimento que estas possuíam a respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e suas implicações, a existência de uma cadeia logística reversa e a possibilidade de associá-la a um programa de fidelização.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPequenas e Média Empresaspt_PT
dc.subjectlogística reversapt_PT
dc.subjectPolítica Nacional de Resíduos Sólidospt_PT
dc.subjectfidelização.pt_PT
dc.titleA logística reversa de pós-uso como fator de criação de valor nas PMEpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Empresaspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.identifier.tid203226437pt_PT
Aparece nas colecções:DCEE - Dissertações de Mestrado

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João Souza A LOGISTICA REVERSA DE PÓS USO COMO FATOR DE CRIAÇÃO DE VALOR NAS PMEs o-1.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
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