Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11144/5479
Title: | Felicidade no trabalho validação de escalas de medição, organizacional e funcional, no Brasil |
Authors: | Mello, Ricardo José Lourenço de |
Advisor: | Dutschke, Georg |
Keywords: | Felicidade no trabalho Felicidade organizacional Felicidade na função Escala de medição da felicidade |
Issue Date: | 23-May-2022 |
Abstract: | “Ser feliz” é visto como uma prioridade para a grande maioria das pessoas ao redor do mundo e, consequentemente, a felicidade é avaliada como um elemento de importância fundamental em diversas sociedades. A presente dissertação tem por objetivo principal a validação, no Brasil, de uma escala multidimensional de aferição da Felicidade no Trabalho, através dos modelos Felicidade na Organização e Felicidade na Função, amplamente aplicados em Portugal, visando disponibilizar um instrumento de conhecimento, cientificamente comprovado, para imediata utilização pelas organizações brasileiras, permitindo que empresas e gestores possam reavaliar suas estratégias, vindo a atuar de forma planejada na identificação e tratamento dos fatores de realização no trabalho de seus colaboradores. Para tal, validou-se os dois modelos teóricos, através de levantamento de campo com uma amostra da população ocupada no Brasil. Para a Felicidade na Organização, o modelo exploratório e o modelo teórico mostraram-se equivalentes. Já para a Felicidade na Função, conclui-se que o modelo teórico é o mais adequado. Em suma, o estudo empírico evidencia similaridades significativas entre os dois países, vindo a comprovar que os modelos utilizados em Portugal são válidos para a cultura brasileira. |
URI: | http://hdl.handle.net/11144/5479 |
Thesis Degree: | Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas |
Appears in Collections: | DCEE - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ricardo J L Mello.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.