Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11144/5353
Título: A solidão na idade sénior e a importância da identificação social em grupos de canto
Autor: Azenha, Ana Rita
Orientador: Galinha, Iolanda
Palavras-chave: Grupos de Canto
Solidão
Identificação Social
Estudo Experimental Randomizado
Data: 3-Fev-2022
Resumo: Muitos estudos confirmam o contributo de grupos de canto para um envelhecimento ativo e a integração social dos adultos mais velhos. Porém, existem poucos estudos experimentais com validade científica forte que mostrem os efeitos causais do canto em grupo para o bem-estar social dos mais velhos. A realização deste estudo experimental randomizado cruzado surgiu para colmatar estas falhas na literatura científica. Através de uma distribuição aleatória dos participantes por grupos de intervenção e de controlo (em lista de espera), recorreu-se a medidas quantitativas por questionário e a medidas qualitativas por entrevistas semiestruturadas, para avaliar o impacto dos níveis de solidão e identificação social nos adultos mais velhos, antes e depois da participação num programa de canto em grupo. O programa designado Sing4Health, realizou-se durante quatro meses e 34 sessões, de duas horas cada sessão, e foi composto por: exercícios de relaxamento e aquecimento vocal, técnica vocal, memorização e interpretação das músicas e letras, dinâmicas de grupo, pausas de 20 minutos para possibilitar a socialização, preparação e apresentação de um espetáculo e, por fim, avaliação do desempenho de cada individuo para verificar a evolução ou não da participação no programa. Os critérios de inclusão dos participantes foram: ter idade igual ou superior a 60 anos, serem reformados, aceitarem o convite para participar no programa de canto em grupo, num período de quatro meses e não terem participado num programa de intervenção nos últimos 4 meses. Os critérios de exclusão consistiram em ter incapacidades graves a nível cognitivo, auditivo, visual ou a nível da mobilidade, que os impedisse de participar no grupo de canto. A amostra foi composta por 149 adultos mais velhos: 14,1% homens e 85,9% mulheres (média de idade de 76,69), no grupo experimental (n=85) e 1,7% homens e 78,3% mulheres (média de idades de 76,62), no grupo de controlo (n=60). Em relação aos resultados quantitativos alcançados não se verificaram efeitos significativos do programa de canto em grupo ao nível da solidão e da identificação social nos participantes. Porém, foi possível identificar uma descida significativa da solidão nos dois grupos, não podendo afirmar-se que se deve à aceitação de participação no programa ou a outro fator externo à intervenção. Observou-se, ainda, uma associação inversa entre a identificação com o grupo de canto e a solidão. No caso da análise qualitativa das entrevistas os participantes reportaram como principais benefícios: bem-estar emocional e benefícios sociais. Em relação às atividades alternativas ao programa de canto, os participantes mencionam maioritariamente atividades artísticas e desportivas. Estudos futuros devem replicar o programa e o estudo de desenho experimental com amostras maiores e com maior equilíbrio de género, para avaliar a consistência dos resultados. É possível que intervenções em grupos de canto mais longas possam consolidar os benefícios na integração social no grupo de canto e transferi-los para outros contextos de vida dos participantes. Para adultos mais velhos vulneráveis em termos sociais e de saúde, com menor escolaridade e défices cognitivos, programas com grupos menores e mais apoio individualizado podem ter maior eficácia.
URI: http://hdl.handle.net/11144/5353
Grau: Dissertação de Mestrado em Psicologia. Psicologia Clínica e de Aconselhamento
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